Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2013 | Horário: 16:03
Compartilhe:

Exposição retrata a flora do Parque Ibirapuera

A exposição "Ibirá-Flora" é toda estruturada com 1800 metros de tecidos feitos à mão no bairro rural do Muquém, município e Carvalhos, Sul de Minas Gerais (380 Km de Belo Horizonte).

No dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, além da exposição Design da Periferia, o Pavilhão das Culturas Brasileiras inaugura Ibirá-Flora, exposição com curadoria do designer e tecelão Renato Imbroisi. A mostra, que retrata a flora do Parque do Ibirapuera é toda estruturada com 1800 metros de tecidos feitos à mão no bairro rural do Muquém, município e Carvalhos, Sul de Minas Gerais (380 Km de Belo Horizonte). Foi lá que o designer iniciou, em 1985, sua trajetória de muitas parcerias com comunidades de artesãos de todas as regiões do Brasil e em outros países (Japão, Itália, Moçambique, São Tomé e Príncipe).

 

Para montar a representação do Parque do Ibirapuera, com suas árvores, lagos, bosques, dentro do Pavilhão das Culturas Brasileiras, Renato Imbroisi e a designer têxtil Liana Bloisi foram para o Muquém, onde criaram e desenvolveram tecidos junto com a mestre tecelã Eva Maciel da Cunha. Foi ela que, com sua irmã Noeme (já falecida), acolheu e partilhou as idéias inovadoras trazidas por Imbroisi em 1985, iniciando uma produção de peças de tecelagem e outras técnicas têxteis dentro da comunidade do Muquém, que se mantém até hoje (o designer divulga e encaminha a comercialização desta produção, que gera renda para as famílias destes artesãos deste lugar isolado num vale da Serra da Mantiqueira, onde a eletricidade só chegou no ano 2000).

 

A partir das criações de Imbroisi, Liana e Eva, junto com os outros tecelões (que também participaram do processo de desenvolvimento dos tecidos para a exposição), os tecelões fizeram à mão1800 metros de tecido, utilizando fios de algodão como base (urdume) para fazer a trama com 8 tipos de fibras naturais, coletadas por eles: avenca, bambu, bananeira, eucalipto, junco, leiteirinha, milho e taboa. Algumas delas também são encontradas na flora do Parque do Ibirapuera.

 

Na mostra será apresentado o vídeo Ibirá-Muquém, produzido em Muquém, que revela, com delicadeza, o processo de produção desta exposição e um pouco da vida destes artesãos, parceiros de Renato Imbroisi, no vale verde cercado pela Serra da Mantiqueira. A direção é do próprio Imbroisi, com captação de imagens de Lucas Moura e montagem de Maria Kubrusly.


Ibirá-Flora marca a primeira etapa do Projeto Ibirá, que tem como tema o Parque do Ibirapuera em três aspectos: Flora, Fauna e Gente. Cada tema será apresentado em exposições específicas, sempre valorizando o artesanato, sua tradição e inovações trazidas por meio de parcerias com Renato Imbrosi e sua equipe de colaboradores. Nesta primeira (flora), é apresentada a técnica da tecelagem manual, por sua importância histórica, ancestralidade e amplitude de possibilidades que oferece para o trabalho com fibras, e também por representar o início da história profissional do designer.

 

Durante a permanência da exposição, serão realizadas oficinas, com curadoria da artista plástica e designer têxtil Liana Bloisi, nas quais serão produzidas, por mestres e alunos, partes integrantes da exposição.

 

Serviço


Ibirá-Flora
Data:
25 de janeiro  a 29 de julho
Visitação: terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com permanência até às 18h
Visitas monitoradas: a equipe está disponível para atendimento de grupos escolares, organizações da sociedade civil, associações de moradores, entre outros. Agendamento pelo e-mail educativopcb@prefeitura.sp.gov.br
Telefone: (11) 5083-0199
Local: Pavilhão das Culturas Brasileiras
Endereço: Rua Pedro Álvares Cabral, s/nº
Telefone: (11) 5083-0199
Site: www.culturasbrasileiras.sp.gov.br
E-mail: culturasbrasileiras@prefeitura.sp.gov.br

 

 

 

collections
Galeria de imagens