Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2013 | Horário: 17:30
Compartilhe:

São Paulo comemora 459 anos com programação especial

A Prefeitura de São Paulo montou uma programação especial para comemorar os 459 anos da cidade. Os destaques da festa ficam por conta do show "4 gerações cantam São Paulo" e mais uma edicção do "Chefs na Rua".

No dia 25 de janeiro, a capital paulista completará 459 anos. Para comemorar a data, uma vasta programação de lazer e cultura será oferecida em diversos espaços atrativos da capital paulista. Confira abaixo algumas sugestões para comemorar o Aniversário de São Paulo aproveitando o que a cidade tem de melhor.

Para celebrar a diversidade cultural e a boa música, a Secretaria Municipal de Cultura promove, a partir das 15h, no Vale do Anhangabaú, o show 4 gerações cantam São Paulo, com apresentações de Zélia Duncan, que traz o show Tudo Esclarecido, uma homenagem a Itamar Assumpção, Criolo e Emicida, Arnaldo Antunes e o encerramento com a cantora Rita Lee.


O evento inédito terá abertura da cantora Zélia Duncan, que traz a São Paulo seu novo show, Tudo Esclarecido. Nesta apresentação, ela interpreta 13 canções de Itamar Assumpção, registradas recentemente em disco homônimo lançado no final do ano passado.


A homenagem de Zélia a Itamar lembra os 10 anos da morte do compositor que nasceu em Tietê (SP), mas viveu grande parte de sua vida no bairro da Penha. No repertório, ela canta Código de Acesso, Fim de Festa, Milágrimas, Vê se me esquece e Leonor.


Nesta apresentação, a cantora também reserva um momento para relembrar grandes sucessos de sua carreira como Catedral e Lá vou eu.


Criolo e Emicida têm carreiras-solo sólidas e público cativo. Mas, suas apresentações conjuntas criam uma mistura interessante de sons e público, que tem sido grande sucesso. Vindos de regiões opostas da cidade de São Paulo (Criolo da Sul e Emicida da Norte), encontraram-se na Rinha dos MC's, festa-batalha organizada por Criolo e DJ DanDan desde junho de 2006. Na ocasião desse primeiro encontro,  Criolo era o apresentador do evento e Emicida um dos concorrentes.


Emicida venceu 14 edições da tradicional batalha de rimas e chamou a atenção de Criolo por sua criatividade e agilidade na construção dos versos.

 

No começo do ano passado, atuaram juntos no videoclipe de Então Toma de autoria de Emicida, que foi eleito o melhor clipe pelo júri especializado do MTV Vídeo Music Brasil (VMB). A dupla se prepara ainda para lançar um DVD do show compartilhado no primeiro semestre deste ano.


Às 19h, Arnaldo Antunes apresenta seu mais recente trabalho Acústico MTV, lançado no final de 2011. Ele sobe ao palco acompanhado de grandes músicos e instrumentistas da atualidade: Edgard Scandurra, Curumin, Marcelo Jeneci, Betão Aguiar e Chico Salem. No repertório, canções como Passe em casa, composição conhecida na voz dos Tribalistas, Sem você, Comida e a inédita Ligado a você.


O encerramento do evento 4 gerações cantam São Paulo fica por conta da cantora Rita Lee, que marca seu retorno aos palcos em seu primeiro show do ano. Rita está celebrando 50 anos de sua trajetória musical.


Ex-integrante do grupo Os Mutantes e Tutti Frutti, a cantora estabeleceu uma carreira solo de muito sucesso a partir do final da década de 1970. Em 2011, ela se apresentou no Palco Júlio Prestes durante a edição da Virada Cultural. Sucessos de todas as épocas integram o show: Agora só falta você, gravada com a banda Tutti Frutti, Mania de você, Amor e Sexo, Doce Vampiro, Ovelha Negra, entre outras.

 

Chefs na Rua

 

Conhecido no passado como Viaduto dos Três Vinténs, o icônico Viaduto do Chá recebe, no dia do aniversário de São Paulo (25), mais uma edição da feira gastronômica Chefs na Rua. O antigo nome do pontilhão nunca esteve tão atual, pois, pelo módico valor de R$ 5 a R$ 15, chefs e restaurantes badalados da cidade vendem, entre as 14h e 22h, suas deliciosas especialidades, distribuídas em 15 barraquinhas.

 

A madrinha do evento será Janaína Rueda, proprietária do antenado Bar da Dona Onça, que preparará seu famoso estrogonofe com arroz soltinho e batata chips.

 

Fazem parte desse evento culinário os convidados (com seus respectivos pratos):

 

- Renato Carioni (Cosí) - hambúrguer de pato e maionese trufada;
- Rafael Sessenta (Sotero) - acarajé; Carlos Soares (Via Carlo Buffet) - macarronada italiana;
- Heloísa Bacellar (Lá Da Venda) - pão de queijo e bolos caseiros;
- Raphael Despirite (Marcel) - cachorro quente à francesa;
- Dagoberto e Magdalena Torres (Sabores De Mi Tierra) - arepas e patacones;
- Daniela França Pinto (Marcelino Pan y Vino) - sanduíche de pernil assado ao forno à lenha;
- Luiz Espadana/Vitor Sobral/Hugo Nascimento (Tasca da Esquina) - bacalhau à Brás;
- Edrey Momo (1900 Pizzeria) - pizzas brotinho;
- Luiz Emanuel - espetinhos de boeuf bourguignon;
- Leandro Freitas (Nakombi) - temakis;
- Irmãos Marcelo e Luiz Pinheiro (L’Hotel) - rabada com polenta; e
- Juliana Motter (Maria Brigadeiro) - brigadeiros.


Turismetrô temático


O Turismetrô, programa de roteiros turísticos guiados que usa o metrô como meio de transporte, oferecerá um roteiro especial para a data. O percurso passará por regiões emblemáticas da capital para mostrar o desenvolvimento da cidade, como o Marco Zero, Catedral da Sé, Pateo do Collegio, Solar da Marquesa, Mosteiro de São Bento, Largo São Francisco, Theatro Municipal, Praça da República, Edifício Copan, Conjunto Nacional (primeiro shopping da cidade), Mansão Franco de Mello, uma das primeiras a ocupar a Avenida Paulista e Masp, entre outros pontos

 


Passeio de Trólebus


Em comemoração ao aniversário da cidade, a Prefeitura de São Paulo oferecerá um passeio turístico gratuito de trólebus. O roteiro inclui os principais pontos turísticos do centro da cidade, como a Catedral da Sé, o Theatro Municipal, o Viaduto do Chá, o Mosteiro de São Bento e o Edifício Martinelli.   O ponto de partida será no Pateo do Collegio, das 9h às 15h.

 


Ciclofaixas de Lazer


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informa que irá ativar a Ciclofaixa Operacional de Lazer em caráter excepcional nesta sexta-feira (25/1), feriado de aniversário de 459 anos da cidade de São Paulo. A ideia é implementar uma opção de lazer saudável para a população no feriado municipal, já que normalmente a ciclofaixa funciona aos domingos e feriados nacionais, das 7h às 16h. No domingo (27/1), portanto, ela será montada como de costume. Esta iniciativa conta com o patrocínio do Grupo Bradesco Seguros.


Em razão dos diversos eventos comemorativos relacionados à data, alguns trechos da tradicional Ciclofaixa de Lazer terão seus horários e/ou percursos readequados de modo a atender ao público ciclista com segurança, sem interferir com as demais festividades previstas para o mesmo dia. Assim, por exemplo, o trecho sobre o Viaduto do Chá e a Praça Ramos de Azevedo (em frente ao Teatro Municipal) será desativado, e não serão deflagrados os trechos que passam no calçadão da Praça do Patriarca, na Rua Líbero Badaró, Praça Ouvidor Pacheco e Silva, Páteo do Colégio e na Rua Boa Vista.

 


A alteração de percurso ocorrerá, então, a partir da Rua Floriano Peixoto, de onde o usuário deverá prosseguir pedalando pela Praça da Sé (trecho em calçadão), Rua XV de Novembro, Praça Antônio Prado até a Rua São Bento, adentrando na Rua Benjamin Constant.
Vale lembrar que será mantida a conexão entre a Ciclofaixa da Luz e a Ciclofaixa do Centro Histórico, passando pelo Largo de São Bento e Rua São Bento. A interligação da Ciclofaixa Franklin Roosevelt com a Ciclofaixa da Luz, passando pela Praça Dom José Gaspar e Rua Marconi até a Rua Barão de Itapetininga, também será preservada.


Com horário de funcionamento diferenciado, os trechos da Ciclofaixa entre Parques que percorrem as avenidas Jornalista Roberto Marinho, Afrânio Peixoto, Rua Alvarenga, Ponte Cidade Universitária, Av. Manoel José Chaves, Praça Panamericana e Av. Prof. Fonseca Rodrigues estarão disponíveis das 12h às 16h.


Atividades na Biblioteca Mário de Andrade


A Biblioteca Mário de Andrade recebe entre os dias 25 de janeiro e 2 de março, a 6ª edição do projeto Um Cartaz Para São Paulo. No ano passado, todos os cartazes exploravam o tema O futuro da metrópole, mas este ano o ponto de partida é o contraponto entre os períodos do dia.


São Paulo: Dia e Noite debate os serviços 24 horas da cidade, transitando pelas típicas baladas que seguem noite adentro, em oposição aos trabalhadores da madrugada, além das alterações na paisagem urbana com o passar das horas.


No dia em que a cidade de São Paulo completa 459 anos, a Biblioteca Mário de Andrade faz 70 anos de abertura ao público. Por isso a biblioteca abre suas portas no dia 25 para receber os paulistanos e turistas que visitam a capital, oferecendo várias atividades. Confira a programação completa.


Novas exposições no Pavilhão das Culturas Brasileiras


Depois de realizar exposições sobre as artes popular (2010) e indígena (2011), propulsoras da formação dos respectivos acervos para o Pavilhão das Culturas Brasileiras, a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo agora faz o mapeamento de uma produção que também não surge da erudição, mas da capacidade de invenção do povo brasileiro. A mostra Design da Periferia, com a curadoria de Adélia Borges, é o resultado de pesquisas pelo Brasil por cidades e comunidades que exibem preciosas lições de design.


Com cenografia do arquiteto Marko Brajovic e produção da Arx Gestão Cultural, a mostra, com objetos, fotografias e vídeos, está dividida em quatro módulos: Rua recebe os empreendimentos que ocupam o espaço urbano, os vendedores ambulantes, carroceiros de sucata, anúncios gráficos, modo de expor produtos; Casa destaca as invenções domésticas que, nas camadas populares, confundem-se com a área coletiva; Corpo identifica a expressão do vestir, do pentear; e Brincadeiras traz engenhosas releituras do tradicional universo infantil.


Churrasqueiras feitas de calotas velhas de pneus, postos de trabalho de vendedores ambulantes, móveis e brinquedos elaborados por pessoas simples a partir de materiais e técnicas disponíveis no lugar em que vivem são alguns dos objetos que estão na exposição. “Em geral são objetos improvisados, muitos feitos com detritos, com um resultado em que a simplicidade resulta de sofisticados raciocínios, mostrando soluções muito engenhosas”, diz a curadora. Ao lado de peças sem assinaturas, há algumas de “designers-artistas”, como Getúlio Damado, do bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro; José Maurício dos Santos, de Juazeiro do Norte, Ceará; Fernando Rodrigues, da Ilha do Ferro, município de Pão de Açúcar, Alagoas; José Francisco da Cunha Filho, de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco; e Espedito Seleiro, de Nova Olinda, Ceará.


Além da exposição Design da Periferia, o Pavilhão das Culturas Brasileiras inaugura Ibirá-Flora, exposição com curadoria do designer e tecelão Renato Imbroisi. A mostra, que retrata a flora do Parque do Ibirapuera é toda estruturada com 1800 metros de tecidos feitos à mão no bairro rural do Muquém, município e Carvalhos, Sul de Minas Gerais (380 Km de Belo Horizonte). Foi lá que o designer iniciou, em 1985, sua trajetória de muitas parcerias com comunidades de artesãos de todas as regiões do Brasil e em outros países (Japão, Itália, Moçambique, São Tomé e Príncipe).


Para montar a representação do Parque do Ibirapuera, com suas árvores, lagos, bosques, dentro do Pavilhão das Culturas Brasileiras, Renato Imbroisi e a designer têxtil Liana Bloisi foram para o Muquém, onde criaram e desenvolveram tecidos junto com a mestre tecelã Eva Maciel da Cunha. Foi ela que, com sua irmã Noeme (já falecida), acolheu e partilhou as idéias inovadoras trazidas por Imbroisi em 1985, iniciando uma produção de peças de tecelagem e outras técnicas têxteis dentro da comunidade do Muquém, que se mantém até hoje (o designer divulga e encaminha a comercialização desta produção, que gera renda para as famílias destes artesãos deste lugar isolado num vale da Serra da Mantiqueira, onde a eletricidade só chegou no ano 2000).


Serviço


4 gerações cantam São Paulo
Data:
25 de janeiro
Horário: Zélia Duncan – 15h; Criolo e Emicida - 17h; Arnaldo Antunes - 19h; Rita Lee - 21h
Endereço: Vale do Anhangabaú, próximo ao Viaduto do Chá
Entrada franca

 

Chefs na Rua

Data: 25 de janeiro

Horário: 14h às 22h

Local: Viaduto do Chá

Preço: os pratos variam entre R$ 5 e R$ 15

 

Turismetrô
Data:
25 de janeiro.
Horário: às 9h e às 14h.
Local: guichê do Turismetrô na Estação Sé do Metrô.
Preço: valor equivalente a dois bilhetes de metrô (R$ 6).
Telefone: (11) 2958-3714.
www.cidadedesaopaulo.com/turismetro

 

Passeio de Trólebus
Data:
25 de janeiro
Horário: 9h às 15h
Ponto de partida: Pateo do Collegio

 

São Paulo: Dia e Noite
Data:
25 de janeiro a 2 de março
Horários: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h30, e aos sábados, das 10h às 17h
Local: Biblioteca Mário de Andrade
Endereço: Rua da Consolação, 94 – Consolação
Entrada gratuita


Exposições no Pavilhão das Culturas Brasileiras

 

Design da Periferia (25 de janeiro a 29 de julho)

Visitação (terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada até às 17h)

 

Ibirá-Flora (25 de janeiro  a 29 de julho)
Visitação: terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com permanência até às 18h


Visitas monitoradas: a equipe está disponível para atendimento de grupos escolares, organizações da sociedade civil, associações de moradores, entre outros. Agendamento pelo e-mail educativopcb@prefeitura.sp.gov.br
Telefone: (11) 5083-0199
Local: Pavilhão das Culturas Brasileiras
Endereço: Rua Pedro Álvares Cabral, s/nº
Telefone: (11) 5083-0199
Site: www.culturasbrasileiras.sp.gov.br
E-mail: culturasbrasileiras@prefeitura.sp.gov.br

 

 

 

 

collections
Galeria de imagens