Secretaria Especial de Comunicação
Haddad pede união de esforços para uma cidade mais pacífica
Após a cerimônia no Pátio do Colégio, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, participou da missa solene em comemoração aos 459 anos da cidade. O ato, celebrado na Catedral da Sé, região central, contou com a presença do governador do estado, Geraldo Alckmin, além de outras autoridades políticas e religiosas. O prefeito aproveitou a ocasião para pedir união de esforços por uma cidade mais pacífica.
“É uma satisfação presenciar essa celebração pelos 459 anos da cidade de São Paulo. Nós que amamos tanto essa cidade, desejamos que nesse ano de 2013 tenhamos um convívio mais harmonioso, mais pacífico, mais generoso e fraterno. Que possamos, em parcerias com o Governo Estadual, com o Governo Federal, com as entidades confessionais, com as entidades da sociedade civil, atender os clamores da nossa população, atender os mais necessitados, os mais vulneráveis. Que possamos nos dar as mãos para fazer de São Paulo uma cidade mais feliz, sem conflitos e mais segura”, afirmou Haddad.
A cerimônia foi presidida pelo arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, que falou sobre a celebração: “A missa aqui na catedral reuniu autoridades, líderes religiosos e quis expressar alegria, destacar a importância da data e ao mesmo tempo agradecer e louvar a Deus por tudo o que ele aqui realizou. Eu peço que Deus continue abençoando essa cidade para que ela seja uma cidade boa para todos”.
Homenagem aos fundadores da cidade
Antes da missa realizada na Catedral da Sé, o prefeito Fernando Haddad participou do Ato Cívico em Comemoração aos 459 anos da Fundação de São Paulo, que tradicionalmente inicia as celebrações do aniversário da cidade.
Acompanhado da primeira-dama, Ana Estela Haddad, e dos filhos, Frederico e Ana Carolina, o prefeito ouviu a execução do hino nacional e depositou flores no Monumento aos Fundadores de São Paulo.
A cerimônia aconteceu no Pátio do Colégio, marco inicial do nascimento da cidade. Participaram da homenagem o tenente Airton Martinez, secretario chefe da Casa Militar, o bispo auxiliar de São Paulo e vigário geral da Arquidiocese de São Paulo, Dom Tarcísio Scaramusa, representantes Forças Armadas e secretários municipais.
Homenagem a Niemeyer
No início da tarde, o prefeito Fernando Haddad participou de homenagem à memória do arquiteto Oscar Niemeyer. A viúva do arquiteto, Vera Lucia Niemeyer, recebeu das mãos do prefeito a Medalha 25 de Janeiro, honraria entregue em cada aniversário de São Paulo em reconhecimento a personalidades de mérito pessoal ou pelos bons serviços prestados à cidade. O ato, no hall monumental da Sede da Prefeitura, contou com a presença da primeira-dama, Ana Estela Haddad, além de autoridades políticas e religiosas. Durante a cerimônia, o prefeito destacou que homenagear Niemeyer é um presente para São Paulo.
“Suas obras fazem repensar a forma como convivemos um com os outros. A harmonia dos seus projetos é o retrato da harmonia que ele queria em nós. E os valores que estamos comemorando nesse 25 de Janeiro são os valores do discurso de Niemeyer. Um discurso em favor do amor, da união, de um mundo melhor para todos”, disse o prefeito.
Ainda na tarde de hoje, o prefeito Haddad participou do lançamento do Centro Nacional de Treinamento Paraolímpico, que será construído por meio de uma parceria entre os governos estadual e federal. O equipamento, que será instalado no Ipiranga, terá 94 mil m2 e atenderá paratletas de alto rendimento em 14 modalidades. “Este centro cultiva ainda mais uma característica de São Paulo que é a cultura da diversidade, que celebra a diferença e valoriza a pessoa com deficiência”, afirmou Haddad. A solenidade, realizada no Palácio dos Bandeirantes, contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, do governador Geraldo Alckmin e dos ministros Aldo Rebelo (Esportes), Aloizio Mercadante (Educação) e Marta Suplicy (Cultura).
Demais atividades
Completa a agenda do prefeito, a entrega de 300 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida e a doação de 84 ambulâncias ao município feita pelo Governo Federal. O evento acontece em Itaquera e contará com a participação da presidenta Dilma Rousseff.
A ocasião também marca a doação de dois terrenos cedidos pela Prefeitura ao Governo Federal, um para a construção do campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em Itaquera, e outro para uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, em Pirituba.
FOTOS
Homenagem aos fundadores da cidade (crédito - Cesar Ogata)
Foto 1 - Fernando Haddad participou do Ato Cívico em Comemoração aos 459 anos da Fundação de São Paulo
Missa solene na Catedral da Sé (crédito - Fábio Arantes/Secom)
Foto 1 - Dom Odilo Scherer e Fernando Haddad
Foto 2 - Ato foi realizado na Catedral da Sé
Foto 3 - Haddad pediu união de esforços para uma cidade mais pacífica
Foto 4 - Cerimônia foi presidida pelo arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer
Foto 5 - Autoridades políticas e religiosas participaram da celebração
Foto 6 - Missa solene comemorou 459 anos da cidade
Foto 7 - “Eu peço que Deus continue abençoando essa cidade para que ela seja uma cidade boa para todos”, declarou Dom Odilo
Homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer (crédito - Cesar Ogata)
Foto 1 - No início da tarde, Haddad participou de homenagem à memória do arquiteto Oscar Niemeyer
Foto 2 - Primeira dama, Ana Estela Haddad, acompanhou eventos ao lado do marido
Foto 3 - Ato foi realizado no hall monumental da Sede da Prefeitura
Foto 4 - Vice-prefeita, Nádia Campeão, participou da cerimônia
Foto 5 - A viúva do arquiteto, Vera Lucia Niemeyer, recebeu das mãos do prefeito Medalha 25 de Janeiro
Lançamento do Projeto Centro Integrado de Avaliação e Laboratório da Condição Funcional do Atleta Paralímpico (crédito - Fernando Pereira)
Foto 1 – Prefeito fala sobre a importância de valorizar a pessoa com deficiência
Foto 2 – Haddad comemora iniciativa de criação do centro paraolímpico em São Paulo
Foto 3 – Prefeito cumprimenta Mizael Conrado, vice-presidente do Comitê Paraolímpico
Foto 4 – Haddad cumprimenta Dilma Rousseff e Geraldo Alckmin
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk