Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Sexta-feira, 11 de Fevereiro de 2011 | Horário: 09:06
Compartilhe:

Estúdio musical de Cidade Tiradentes incentiva novos talentos

Criado em 2009 pela Prefeitura, o primeiro estúdio público de São Paulo está instalado na Estação da Juventude e já promoveu a gravação de mais de 700 artistas da Cidade e da Grande São Paulo. O local oferece oportunidade para os novos talentos gravarem suas composições com equipamentos super modernos.
Os novos talentos musicais de Cidade Tiradentes, na Zona Leste da Cidade, gravam suas composições em um estúdio com isolamento acústico nos pisos e paredes, porta acústica maciça revestida de lã de rocha e equipado com uma bateria, um contrabaixo e uma guitarra. Criado em 2009 pela Prefeitura, o primeiro estúdio público de São Paulo está instalado na Estação da Juventude e já promoveu a gravação de mais de 700 artistas da Cidade e da Grande São Paulo.

“O foco do espaço é também incentivar os jovens artistas a viver de arte”, explica Giselle Vergna, 31 anos, auxiliar de zoonoses. Autodidata, “canta desde sempre” e acompanha bandas há cinco anos. Sua ferramenta de aprendizado foi a troca de informações com outros cantores. Agora, o interesse pela música fez com que ela procurasse um curso gratuito de canto.

Giselle foi uma das cantoras que participaram do Cidade Tiradentes Elas por Elas, CD com nove faixas sobre o cotidiano feminino, lançado pela Estação da Juventude, no ano passado, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Todas as músicas gravadas no estúdio são composições próprias dos artistas locais, para evitar entraves com direitos autorais. Desde maio de 2010, o estúdio passou a funcionar nos fins de semana para atender também os artistas que não dispõem de tempo de segunda a sexta-feira. Com as músicas registradas em som de alta qualidade, as bandas partem para a divulgação de seu trabalho na internet, principalmente em redes sociais.

João Carlos conta que desde meninos de 11 ou 12 anos até idosos com 60 anos já registraram sua arte. São gravadas canções dos mais diversos estilos: funk, gospel, axé, samba, forró, sertanejo e rock.

Além da homenagem às mulheres, nasceram mais dois projetos especiais. Em janeiro de 2010, para comemorar os 456 anos do Município, foi gravado o Cidade Tiradentes Canta São Paulo, que reuniu seis releituras de músicas famosas que falam sobre a Cidade. Em fevereiro, foi produzido o disco Permitidão, coletânea com composições de funk.

O processo de gravação

No estúdio, o som de cada instrumento é gravado isoladamente. Em maio iniciou-se a instalação de uma cabine de voz para a melhor gravação de cantores. A música executada na sala de gravação passa pela mesa de som e é transformada em um sinal digital, para que a mixagem e os ajustes finais sejam feitos no computador. Para completar a produção, o professor e os alunos da oficina de grafite preparam a ilustração para a capa do CD. O produtor musical do estúdio explica que para uma banda com cinco componentes, considerando- se a gravação de cada instrumento isolado, o registro de uma música pode chegar a levar até 30 horas. O preço para a utilização desta quantidade de horas em um estúdio comercial convencional ultrapassa R$ 1 mil.

Para utilizar o estúdio é necessário comparecer à Estação da Juventude e fazer um cadastro. A partir daí é feito o agendamento da gravação das músicas. O estúdio funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Mais informações pelo telefone 2285-7739.

Histórico

O estúdio foi criado por uma parceria das secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras, Assistência e Desenvolvimento Social e Participação e Parceria. Inaugurado em setembro de 2009, integra a Estação da Juventude, espaço cultural que oferece oficinas de Graffiti - Arte, Cidadania e Expressão; Dj e Produção Musical; Clap - Comunicação, Leitura, Análise e Produção; línguas inglesa e portuguesa; Cidadania e Orientação Profissional, capoeira, teatro, dança de rua e samba rock.

A construção do espaço foi motivada pelo intenso movimento musical da região. Em 2008, a Subprefeitura Cidade Tiradentes contratou uma carreta-palco para, uma vez por mês, percorrer a comunidade com atrações musicais. A grande procura evidenciou a necessidade de um equipamento cultural fixo na região.

Serviço

Estação da Juventude
Rua Pedro Iovine, 161 – ao lado do antigo Terminal de Ônibus
Telefone: 2285-7739


collections
Galeria de imagens