Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Sexta-feira, 11 de Fevereiro de 2011 | Horário: 12:55
Compartilhe:

Prefeitura dá início ao Programa Ecofrota

Atualizada às 16h05 - O Programa Ecofrota prevê a utilização da mistura de 20% de biodiesel ao diesel comum usado no transporte público da Capital. A iniciativa pretende reduzir em 22% a emissão de material particulado, além de atingir 15% da meta anual de redução de combustíveis fósseis.
Atualizada às 16h05

A cidade de São Paulo recebeu uma ótima novidade na manhã desta sexta-feira (11/2). O prefeito de São Paulo deu início ao Programa Ecofrota, que prevê a utilização progressiva de combustíveis limpos na frota de ônibus de São Paulo, reduzindo a emissão de poluentes no ar da Capital.

O início do programa foi marcado pelo abastecimento de 1.200 ônibus com o B20, uma nova mistura de 20% de biodiesel adicionados ao diesel utilizado atualmente, o que deve reduzir em 22% a emissão de material particulado, 13% de monóxido de carbono e 10% de hidrocarbonetos despejados na atmosfera da capital, além de atingir 15% da meta anual de redução de combustíveis fósseis no sistema de transporte público, prevista na Lei de Mudanças do Clima, que preconiza que todo o sistema de transporte público do Município deverá operar com combustível renovável até 2018.

A nova mistura foi homologada pela ANP - Agência Nacional de Petróleo, especificamente para a utilização da empresa VIP (Viação Itaim Paulista), servindo como projeto piloto com essa porcentagem de biodiesel produzido com as sementes de algodão, soja e milho, em São Paulo.

"Esta é uma ação muito importante de características fundamentais para melhorar o meio ambiente na cidade de São Paulo. Tínhamos experiências, mas não com essa dimensão. A Lei Municipal das Mudanças Climáticas está baseando essas transformações que também incluem a Inspeção Veicular e a conversão dos gases produzidos nos aterros em energia limpa. Até o final dessa gestão vamos avançar e melhorar mais ainda a qualidade de vida das pessoas que moram em São Paulo", disse o prefeito.

"O diesel como era usado no Brasil tem prazo determinado e em breve será tirado de uso em São Paulo no transporte público. Fizemos um plano de redução de emissão no transporte público em cima de outras experiências mundiais. A Prefeitura está trabalhando para acabar com a utilização de combustível fóssil", explicou o secretário municipal de Transportes e presidente da CET e da SPTRANS.

Para maio de 2011, está previsto o início da operação de 50 ônibus movidos a etanol e, em março, serão feitos novos testes com um veículo híbrido que funciona com baterias enquanto está parado nos pontos ou circulando a menos de 20 km/h. Além disso, a Secretaria de Transportes mantém a renovação permanente de sua frota. Dos 15 mil ônibus em circulação, 9.684 são novos, enquanto dos 200 trólebus da Cidade, 140 estão sendo renovados. Este número representa a renovação de 64% da frota.

Emissômetro

Os novos veículos reduziram a emissão de monóxido de carbono (CO) e os ganhos ambientais podem ser acompanhados, segundo a segundo, pelo Emissômetro no site da SPTrans (www.sptrans.com.br/sptrans_acao/emissometro.aspx). Com o programa de renovação da frota, 9 mil toneladas de gases poluentes deixaram de ser emitidos para a atmosfera entre 2005 e 2010.

"Governar uma cidade como São Paulo baseado em dados científicos é muito importante pela segurança e perenidade das políticas públicas que se propõe. É isso que a Prefeitura tem feito de 2005 para cá com relação a poluição do ar e com a repercussão na saúde humana", concordou o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente.


collections
Galeria de imagens