Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 22 de Fevereiro de 2011 | Horário: 18:11
Compartilhe:

Defesa Civil atende a população 24 horas por dia

Durante este periodo recorde de chuvas que vem caindo sobre a cidade, a Defesa Civil atendeu atendeu a todos os chamados da população a uma velocidade média de 44 saídas por dia. Trabalhando em regime de emergência, a Defesa Civil sempre esteve presente nas situações de maior risco.
Apesar da quantidade recorde de chuvas que vem caindo sobre a cidade nesses últimos dias, a Defesa Civil da Prefeitura de São Paulo não deixou, um dia sequer, de atender a todos os chamados da população.

Trabalhando em regime de emergência, com um efetivo de 555 servidores e uma frota de 78 veículos, a Defesa Civil sempre esteve presente nas situações de maior risco, atendendo a população a uma velocidade média de 44 saídas por dia. Quer retirando famílias, ou interditando casas com risco de desabamento, os agentes da Defesa Civil atuaram 24 horas por dia em todas as 31 subprefeituras da cidade. Para se ter uma ideia mais concreta, basta observar que, em 2010, somente a Central 199 atendeu a 12 mil chamados. E neste ano, em apenas 21 dias, já foram atendidos 937 pedidos.

Além de carros próprios, as equipes da Defesa Civil têm à disposição os carros, equipamentos e maquinário das subprefeituras, bem como prioridade no uso dos mesmos. Cabe esclarecer que todas as subprefeituras possuem contratos com empresas terceirizadas que fornecem carros para uso de todos os funcionários a serviço dos órgãos.

Esses contratos facilitam o trabalho de todas as equipes, inclusive da Defesa Civil, porque possibilitam que os funcionários solicitem a quantidade de carros que for necessária para atender a cada chamado, sendo prontamente atendidos. A empresa é obrigada por contrato a fornecer veículos sempre em bom estado e com a manutenção em dia. As empresas terceirizadas também mantêm uma frota numerosa o que permite que os funcionários solicitem mais de um veículo simultaneamente.

Os investimentos nessa área têm crescido substancialmente nos últimos anos. De 8,5 milhões em 2005, esse aporte de recursos saltou para mais do dobro em 2006 (R$ 19,6 milhões) e, em progressão geométrica, chegou aos 37,9 milhões em 2010, até atingir a casa dos 139,6 milhões, que é o orçamento previsto para este ano.

Em 2010, a Prefeitura investiu de mais de R$ 20 milhões no Corpo de Bombeiros da cidade de São Paulo, que atua de forma integrada a Defesa Civil e as subprefeituras, pois possuem o papel institucional de atuar na primeira fase de caso de ocorrências. Foram adquiridas seis viaturas auto tanque, quatro microônibus, duas motos aquática, 15 motocicletas operacional do CB - MOB, quatros botes infláveis com motor de 50HP, 1 lancha para salvamento tipo bote inflável 175 hp, Projetor multimídia, Botas de borracha, 50 equipamento de proteção respiratória, entres outros equipamentos de apoio.


collections
Galeria de imagens