Secretaria Especial de Comunicação
Estação Butantã do metrô é inaugurada
Esta é a 61ª estação inaugurada na cidade de São Paulo, cuja rede passa a ter 70,6 km de extensão. A operação será, inicialmente , de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, facilitando o acesso dos moradores da Zona Oeste à área central da Capital.
A Linha 4-Amarela foi ampliada na manhã desta segunda-feira (28/3) com a inauguração da Estação Butantã do Metrô. É a 61ª estação inaugurada na cidade de São Paulo, cuja rede passa a ter 70,6 km de extensão. A operação será, inicialmente , de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, facilitando o acesso dos moradores da Zona Oeste à área central da Capital. O prefeito de São Paulo, que inaugurou a nova estação com o governador Geraldo Alckmin, destacou a importância do novo trecho da Linha 4-Amarela para a mobilidade na cidade de São Paulo e a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado.
"Hoje mostramos o quanto é importante a integração entre a Prefeitura e o Estado. Trabalhando juntos, as coisas acontecem. O Governo do Estado privilegia a Cidade com investimentos muito expressivos. A Capital ganha hoje, em uma de suas regiões mais importantes, uma estação de Metrô que vai beneficiar milhares de pessoas que não tinham a oportunidade de conviver com esse equipamento", disse o prefeito.
Com essa inauguração, a Linha 4-Amarela passa a operar em um trecho de 5,2 km, que compreende as estações Butantã, Faria Lima e Paulista. Assim, quem cruza o Rio Pinheiros poderá atingir a Avenida Paulista e a Linha 2-Verde do Metrô - na Estação Consolação - em apenas sete minutos.
A expectativa é que a população ganhe cerca de 23 minutos em seus deslocamentos entre as avenidas Vital Brasil e Paulista. Além da linha do Metrô, a Estação Butantã também terá em anexo um terminal urbano de ônibus. Ele foi projetado para atender linhas de ônibus municipais e intermunicipais.
Parceria
A Prefeitura de São Paulo vem investindo sistematicamente na ampliação das linhas de metrô da cidade. A atual administração já repassou R$ 1 bilhão e a meta é chegar a R$ 2 bilhões até 2012, num investimento direto na expansão do sistema de transporte de alta capacidade.
O investimento foi destinado ao prolongamento da Linha 5 - Lilás, na elaboração do projeto executivo da Linha 6 - Laranja, na criação da Linha 2 - Verde até a Cidade Tiradentes e na construção da Linha 4 - Amarela, além da aplicação de recursos para a readequação e manutenção de áreas ajardinadas das estações Tatuapé e Corinthians/Itaquera da Linha Vermelha.
Linha integradora
Administrada pela ViaQuatro, concessionária responsável por sua manutenção e operação, a Linha 4-Amarela (Vila Sônia-Luz) é uma linha integradora porque terá conexão com as principais linhas do sistema metroviário da Capital. Ao longo da sua extensão, a nova linha metroviária, que já faz integração física com a Linha 2-Verde, na Estação Paulista, terá integração, até o final deste ano, também com a Linha 3-Vermelha, na Estação República, e com a Linha 1-Azul, na Estação Luz.
Ainda na Estação Luz, fará também interligação com as Linhas 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra) e 11-Coral (Expresso Leste) da CPTM. Já na Estação Pinheiros, haverá conexão com a Linha 9-Esmeralda da CPTM (Osasco-Grajaú), que por sua vez está conectada com a Linha 5-Lilás do Metrô, na Estação Santo Amaro, com transferência gratuita.
Com extensão total de 12,8 km e 11 estações, a Linha 4-Amarela está sendo implantada em duas etapas: a primeira inclui seis estações: Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz, além da operação do pátio de manutenção Vila Sônia. A demanda prevista de passageiros por dia nesta etapa é de 700 mil pessoas.
Na segunda etapa, prevista para acontecer entre 2013 e 2014, serão entregues as estações Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. Com a conclusão da fase final, a demanda da Linha 4-Amarela está estimada para atender 970 mil passageiros por dia.
"Hoje mostramos o quanto é importante a integração entre a Prefeitura e o Estado. Trabalhando juntos, as coisas acontecem. O Governo do Estado privilegia a Cidade com investimentos muito expressivos. A Capital ganha hoje, em uma de suas regiões mais importantes, uma estação de Metrô que vai beneficiar milhares de pessoas que não tinham a oportunidade de conviver com esse equipamento", disse o prefeito.
Com essa inauguração, a Linha 4-Amarela passa a operar em um trecho de 5,2 km, que compreende as estações Butantã, Faria Lima e Paulista. Assim, quem cruza o Rio Pinheiros poderá atingir a Avenida Paulista e a Linha 2-Verde do Metrô - na Estação Consolação - em apenas sete minutos.
A expectativa é que a população ganhe cerca de 23 minutos em seus deslocamentos entre as avenidas Vital Brasil e Paulista. Além da linha do Metrô, a Estação Butantã também terá em anexo um terminal urbano de ônibus. Ele foi projetado para atender linhas de ônibus municipais e intermunicipais.
Parceria
A Prefeitura de São Paulo vem investindo sistematicamente na ampliação das linhas de metrô da cidade. A atual administração já repassou R$ 1 bilhão e a meta é chegar a R$ 2 bilhões até 2012, num investimento direto na expansão do sistema de transporte de alta capacidade.
O investimento foi destinado ao prolongamento da Linha 5 - Lilás, na elaboração do projeto executivo da Linha 6 - Laranja, na criação da Linha 2 - Verde até a Cidade Tiradentes e na construção da Linha 4 - Amarela, além da aplicação de recursos para a readequação e manutenção de áreas ajardinadas das estações Tatuapé e Corinthians/Itaquera da Linha Vermelha.
Linha integradora
Administrada pela ViaQuatro, concessionária responsável por sua manutenção e operação, a Linha 4-Amarela (Vila Sônia-Luz) é uma linha integradora porque terá conexão com as principais linhas do sistema metroviário da Capital. Ao longo da sua extensão, a nova linha metroviária, que já faz integração física com a Linha 2-Verde, na Estação Paulista, terá integração, até o final deste ano, também com a Linha 3-Vermelha, na Estação República, e com a Linha 1-Azul, na Estação Luz.
Ainda na Estação Luz, fará também interligação com as Linhas 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra) e 11-Coral (Expresso Leste) da CPTM. Já na Estação Pinheiros, haverá conexão com a Linha 9-Esmeralda da CPTM (Osasco-Grajaú), que por sua vez está conectada com a Linha 5-Lilás do Metrô, na Estação Santo Amaro, com transferência gratuita.
Com extensão total de 12,8 km e 11 estações, a Linha 4-Amarela está sendo implantada em duas etapas: a primeira inclui seis estações: Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz, além da operação do pátio de manutenção Vila Sônia. A demanda prevista de passageiros por dia nesta etapa é de 700 mil pessoas.
Na segunda etapa, prevista para acontecer entre 2013 e 2014, serão entregues as estações Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. Com a conclusão da fase final, a demanda da Linha 4-Amarela está estimada para atender 970 mil passageiros por dia.
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