Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 8 de Abril de 2011 | Horário: 10:02
Compartilhe:

Prefeito anuncia demolição da antiga sede do Sindicato dos Comerciários, que irá acelerar obras na Praça das Artes

O edifício onde ficava a antiga sede do Sindicato dos Comerciários, na Rua Formosa, foi desapropriado pela Prefeitura e será demolido. Ele dará lugar a uma área de convivência totalmente ajardinada, que funcionará como acesso ao conjunto da praça.
O Complexo Cultural Praça das Artes deu na manhã desta quinta-feira (7/4) mais um passo na evolução das suas obras. O prefeito de São Paulo recebeu das mãos do presidente do Sindicato dos Comerciários, Ricardo Patah, a chave da antiga sede da entidade, localizada na Rua Formosa, na área central da cidade de São Paulo. O edifício foi desapropriado pela Prefeitura e será demolido. Ele dará lugar a uma área de convivência totalmente ajardinada, que funcionará como acesso ao conjunto da praça.

De posse da chave, o prefeito disse que a partir da desapropriação do edifício as obras ganharão um novo impulso. "A chave é o símbolo da entrega do prédio. Essa era a última questão pendente que havia para que a gente fizesse a demolição total da área. Com isso, avançaremos com maior velocidade na execução das obras", afirmou o chefe do Executivo Municipal, acompanhado por Patah e pelos secretários municipais de Infraestrutura Urbana e Obras e Planejamento, Orçamento e Gestão.

Além de facilitar o acesso à Praça das Artes, a demolição da antiga sede do Sindicato dos Comerciários beneficiará as obras de restauração da fachada do local onde funcionava o Cine Cairo - edifício vizinho cuja construção é colada ao prédio. “A gente incorporou essa fachada aos anexos dos salões de ensaio que serão instalados no complexo. O prédio está colado à fachada. Por isso, trabalharemos com a técnica de demolição manual (semelhante à utilizada nos edifícios São Vito e Mercúrio)”, explicou o secretário de Infraestrutura Urbana.

A expectativa do prefeito é de que a primeira fase do Complexo Cultural Praça das Artes seja entregue até agosto. Ele ressaltou o impacto do novo equipamento no setor cultural da Cidade. "A Capital terá um avanço notável na sua infraestrutura para a Cultura. São Paulo é uma cidade acolhedora, que se notabiliza pela prestação de serviços e capacidade de organizar eventos culturais diversos. O Município terá uma valorização muito grande com a conclusão dessas obras".

Segundo o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, o cronograma prevê a entrega completa das obras no segundo semestre de 2012. “As obras serão entregues em três etapas: a primeira em agosto deste ano, a segunda e a terceira em março e setembro do ano que vem”, explicou o secretário.

O complexo

Com um total de 28,5 mil m², o Complexo Cultural Praça das Artes estará localizado no quarteirão atrás do Teatro Municipal de São Paulo, formado pelas Ruas Conselheiro Crispiniano, Formosa, Avenida São João, Praça Ramos de Azevedo e terá o formato de um "T".

O conjunto de construções propostas para a composição da Praça das Artes é dividido em três módulos. Além do módulo dos corpos artísticos (que será voltado para a rua Formosa) e das escolas (situado nas imediações da avenida São João), haverá o do estacionamento, com capacidade para mais de 200 vagas, cujo acesso se dará pela rua Conselheiro Crispiniano.


collections
Galeria de imagens