Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Domingo, 24 de Abril de 2011 | Horário: 13:00
Compartilhe:

Subprefeitura de Vila Prudente realiza reuniões de trabalho para implantação do Previn

As reuniões preparatórias em Vila Prudente apontaram quatro pontos que serão contemplados pelo Previn: Favela de Vila Prudente, Ilha das Cobras, Jardim Sinhá/Itápolis, e Favela do Tanque.
A Subprefeitura de Vila Prudente realizou na terça-feira (19/4) duas reuniões para implantação do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios em Assentamentos Precários (Previn), projeto que a Prefeitura está implantando no mês de abril em 50 pontos críticos, prioritários, distribuídos por 21 áreas das subprefeituras da cidade. Em Vila Prudente/Sapopemba, serão contemplados quatro pontos apontados durante as reuniões preparatórias: Favela de Vila Prudente, Ilha das Cobras, Jardim Sinhá/Itápolis, e Favela do Tanque.

Inicialmente, o programa será implantado na Favela de Vila Prudente e no Ilha das Cobras, cuja comunidade foi convidada a participar da reunião ocorrida na Associação dos Amigos da Favela de Vila Prudente, quando o grupo de trabalho, gerenciado pela responsável pela Defesa Civil da Subprefeitura, sob a coordenação do assessor especial do subprefeito,  apresentou o programa e explicou os objetivos e importância de sua implantação em assentamentos precários como a área da favela, suscetível a incêndios provocados por problemas de fiação elétrica, ajuntamento de papéis, bitucas de cigarro, bujões de gás mal acondicionados, entre outros fatores de risco.

À tarde, já no Gabinete, o mesmo grupo se reuniu com representantes da Eletropaulo, Sabesp, Secretaria de Habitação do município, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana (GCM), Educação e Assistência Social, que são parceiros nesse projeto.

O subprefeito  cumprimentou os presentes e agradeceu a participação efetiva de todos. “Esse é um projeto de grande importância para o qual o prefeito está dando total apoio, pois não podemos mais deixar a população menos assistida á mercê da forma como os assentamentos são construídos, por isso a participação das escolas como orientadores, desde cedo, das crianças e adolescentes que, com certeza, explicarão aos seus pais quais as formas de prevenir incêndios nessas áreas e, assim, evitar tragédias e a perda de seus bens”, disse.

Dentro do cronograma de trabalho já pré-definido, será feita uma visita técnica, prevista para a última semana de abril, quando representantes da Eletropaulo e da Sabesp estarão acompanhando o grupo de trabalho até os dois pontos em Vila Prudente para detectarem o que precisa ser feito para melhorar as condições locais, bem como apontar os pontos adequados com a colocação de hidrantes e extintores.

Sobre o Previn

Criada pelo prefeito  em 24 de setembro de 2010, a Câmara Executiva de Prevenção e Combate a Incêndios no Município de São Paulo, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras, gerou a relatório de implantação do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios em Assentamentos Precários (Previn), em 50 locais.

As ações do programa são divididas em quatro fases: a prevenção, onde são estipuladas medidas a fim de evitar incêndios; a regularização da rede elétrica; o planejamento das ações de combate, caso o fogo atinja as comunidades; e a adoção de medidas para minimizar os danos, como a limpeza do local, alojamento de vítimas, entre outros serviços necessários e os trabalhos para recuperar áreas atingidas.

Entre as medidas para redução da vulnerabilidade aos incêndios estão previstas ações de inserção comunitária, como a criação de zeladores comunitários, brigadas de incêndio e cadastramento social dos moradores destas comunidades. Além disso, o programa prevê ação conjunta institucional de todos os órgãos que de alguma forma estão envolvidos com o problema.

Além da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras, que participa através das subprefeituras envolvidas, a iniciativa envolve outras pastas, como: Habitação; Assistência e Desenvolvimento Social; Educação; Segurança Urbana; Controle Urbano; Desenvolvimento Econômico e do Trabalho; Infra-Estrutura Urbana; e SPTuris. E tem, ainda, a colaboração do Corpo de Bombeiros, Sabesp e Eletropaulo.


collections
Galeria de imagens