Secretaria Especial de Comunicação
CET padroniza velocidade no eixo Braz Leme-Pacaembu-Rio Branco
A CET vai uniformizar a regulamentação de velocidade na Av. Braz Leme, Ponte da Casa Verde, Avenida Doutor Abraão Ribeiro, Avenida Pacaembu, Av. Rudge, Viaduto Engenheiro Orlando Murgel e Av. Rio Branco em 60 km/h, a partir de segunda-feira (23/5). A medida visa uma redução de 20% no risco de acidentes.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai uniformizar a regulamentação de velocidade na Avenida Braz Leme, Ponte da Casa Verde, Avenida Doutor Abraão Ribeiro, Avenida Pacaembu, Avenida Rudge, Viaduto Engenheiro Orlando Murgel e Avenida Rio Branco em 60 km/h, a partir do dia 23 de maio (segunda-feira). Essa mudança tem como principal objetivo proporcionar maior segurança aos que circulam pelos 10 quilômetros dessas vias.
Estão sendo implantadas 87 placas de regulamentação de velocidade e advertência e 7 faixas informativas para alertar os motoristas. A CET recomenda aos usuários que estejam atentos quanto à nova regulamentação de velocidade e informa que os radares já estarão autuando, a partir do dia 23 de maio, os veículos que desrespeitarem a nova regulamentação.
Estudos técnicos da CET indicaram a necessidade de manter em 40 km/h a velocidade na curva da Avenida Pacaembu sob o Elevado Costa e Silva; e de 50 km/h na faixa exclusiva de ônibus na Avenida Rio Branco. Veículos autorizados a trafegar pela faixa exclusiva devem respeitar este limite.
Com a nova regulamentação de velocidade, a CET pretende aumentar a segurança neste eixo, com uma redução estimada de 20% no risco de acidentes.
No ano passado a CET já havia padronizado a velocidade nas avenidas 23 de Maio e Rubem Berta, vias que fazem parte do Corredor Norte-Sul. Por serem Vias de Trânsito Rápido (VTR) e por não possuírem cruzamentos e semáforos, a 23 de Maio e a Rubem Berta tiveram seu limite de velocidade mantido em 70 km/h. A redução da velocidade de 80 km/h para 70 km/h em fevereiro de 2010 resultou na redução de 63% nos acidentes com motos no horário de pico da manhã e de 50% no horário de pico da tarde. Em 18 de abril deste ano, a padronização em 60 km/h foi implantada no Eixo Norte do corredor (avenidas Luiz Dumont Villares, General Ataliba Leonel, General Pedro Leon Schneider, Santos Dumont, Tiradentes, Prestes Maia e Túnel Anhangabaú) com o objetivo proporcionar maior segurança aos que circulam pelos 9,2 quilômetros dessas vias.
Em abril último, a CET padronizou em 60 km/h a velocidade no corredor Leste-Oeste. A alteração foi implantada em 33,8 quilômetros do corredor e abrange a Avenida Francisco Matarazzo, Elevado Costa e Silva, Viaduto Radial Leste, Avenida Alcântara Machado, Rua Melo Freire, Avenida Conde de Frontin, Avenida Antonio Estevão de Carvalho, Rua Doutor Luiz Ayres e Avenida José Pinheiro Borges (Nova Radial). Também nas vias abaixo do Elevado Costa e Silva - Avenida General Olímpio da Silveira e Amaral Gurgel - as velocidades foram uniformizadas em 60 km/h. Estudos técnicos da CET indicaram a necessidade de manter em 50 km/h a velocidade nas curvas do Elevado Costa e Silva e da Ligação Leste-Oeste.
Redução de acidentes e mortes
O controle da velocidade é crucial para a segurança do trânsito, já que, na maioria dos acidentes de trânsito, a menor velocidade do veículo poderia ter evitado o acidente ou abrandado sua gravidade.
Investimentos realizados pela Secretaria Municipal de Transportes na fiscalização do trânsito - como o aumento do efetivo de agentes da CET, ampliação da rede de fiscalização eletrônica, padronização do limite de velocidade e proibição de circulação de motos na pista expressa da Marginal Tietê, entre outras medidas - tiveram reflexos diretos sobre o número de vítimas fatais de acidentes de trânsito. O número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito em São Paulo, ao longo de 2010, caiu 1,8% ante 2009. Essa redução significa 25 vidas poupadas.
Estão sendo implantadas 87 placas de regulamentação de velocidade e advertência e 7 faixas informativas para alertar os motoristas. A CET recomenda aos usuários que estejam atentos quanto à nova regulamentação de velocidade e informa que os radares já estarão autuando, a partir do dia 23 de maio, os veículos que desrespeitarem a nova regulamentação.
Estudos técnicos da CET indicaram a necessidade de manter em 40 km/h a velocidade na curva da Avenida Pacaembu sob o Elevado Costa e Silva; e de 50 km/h na faixa exclusiva de ônibus na Avenida Rio Branco. Veículos autorizados a trafegar pela faixa exclusiva devem respeitar este limite.
Com a nova regulamentação de velocidade, a CET pretende aumentar a segurança neste eixo, com uma redução estimada de 20% no risco de acidentes.
No ano passado a CET já havia padronizado a velocidade nas avenidas 23 de Maio e Rubem Berta, vias que fazem parte do Corredor Norte-Sul. Por serem Vias de Trânsito Rápido (VTR) e por não possuírem cruzamentos e semáforos, a 23 de Maio e a Rubem Berta tiveram seu limite de velocidade mantido em 70 km/h. A redução da velocidade de 80 km/h para 70 km/h em fevereiro de 2010 resultou na redução de 63% nos acidentes com motos no horário de pico da manhã e de 50% no horário de pico da tarde. Em 18 de abril deste ano, a padronização em 60 km/h foi implantada no Eixo Norte do corredor (avenidas Luiz Dumont Villares, General Ataliba Leonel, General Pedro Leon Schneider, Santos Dumont, Tiradentes, Prestes Maia e Túnel Anhangabaú) com o objetivo proporcionar maior segurança aos que circulam pelos 9,2 quilômetros dessas vias.
Em abril último, a CET padronizou em 60 km/h a velocidade no corredor Leste-Oeste. A alteração foi implantada em 33,8 quilômetros do corredor e abrange a Avenida Francisco Matarazzo, Elevado Costa e Silva, Viaduto Radial Leste, Avenida Alcântara Machado, Rua Melo Freire, Avenida Conde de Frontin, Avenida Antonio Estevão de Carvalho, Rua Doutor Luiz Ayres e Avenida José Pinheiro Borges (Nova Radial). Também nas vias abaixo do Elevado Costa e Silva - Avenida General Olímpio da Silveira e Amaral Gurgel - as velocidades foram uniformizadas em 60 km/h. Estudos técnicos da CET indicaram a necessidade de manter em 50 km/h a velocidade nas curvas do Elevado Costa e Silva e da Ligação Leste-Oeste.
Redução de acidentes e mortes
O controle da velocidade é crucial para a segurança do trânsito, já que, na maioria dos acidentes de trânsito, a menor velocidade do veículo poderia ter evitado o acidente ou abrandado sua gravidade.
Investimentos realizados pela Secretaria Municipal de Transportes na fiscalização do trânsito - como o aumento do efetivo de agentes da CET, ampliação da rede de fiscalização eletrônica, padronização do limite de velocidade e proibição de circulação de motos na pista expressa da Marginal Tietê, entre outras medidas - tiveram reflexos diretos sobre o número de vítimas fatais de acidentes de trânsito. O número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito em São Paulo, ao longo de 2010, caiu 1,8% ante 2009. Essa redução significa 25 vidas poupadas.
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