Secretaria Especial de Comunicação
CET padroniza velocidade no Corredor Lapa - Paulista - Jabaquara
A CET vai uniformizar a regulamentação de velocidade no Corredor Lapa - Paulista - Jabaquara em 60 km/h, a partir do dia 4 de julho (segunda-feira). Essa mudança tem como principal objetivo proporcionar maior segurança aos que circulam pelos 21 quilômetros deste corredor.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai uniformizar a regulamentação de velocidade no Corredor Lapa - Paulista - Jabaquara em 60 km/h, a partir do dia 4 de julho (segunda-feira). Essa mudança tem como principal objetivo proporcionar maior segurança aos que circulam pelos 21 quilômetros deste corredor.
Vias que terão a velocidade uniformizada
- Rua Heitor Penteado
- Avenida Doutor Arnaldo
- Avenida Paulista
- Avenida Bernardino de Campos
- Rua Vergueiro (entre as avenidas Bernardino de Campos e Professor Noé de Azevedo)
- Avenida Professor Noé de Azevedo
- Rua Domingos de Morais (entre as avenidas Professor Noé de Azevedo e Jabaquara)
- Avenidas Jabaquara
- Avenida Engenheiro Armando de Arruda Perreira
- Avenida Doutor Hugo Beolchi
As mudanças acontecerão especialmente nas avenidas Doutor Arnaldo, Paulista e Bernardino de Campos, num total de 5,3 km de extensão, onde a velocidade cai de 70 km/h para 60 km/h. Nos 15,7 quilômetros restantes a velocidade regulamentada já é de 60 km/h. Estudos técnicos da CET indicaram a necessidade de manter em 50 km/h a velocidade no trecho da Rua Heitor Penteado, na altura da Rua Capote Valente, no sentido Lapa, onde, devido às características físicas da via está instalada uma lombada eletrônica.
Estão sendo implantadas 155 placas de regulamentação de velocidade e advertência e 12 faixas informativas para alertar os motoristas.
Redução de acidentes
A segurança do trânsito depende de um maior controle da velocidade. Na maioria dos acidentes, a menor velocidade do veículo pode evitar ou abrandar sua gravidade. Diante desse fato, a CET vem desde o ano passado implantando o Programa de Padronização de Velocidade em diversas vias e corredores da cidade com o objetivo de diminuir o número de acidentes de trânsito em São Paulo.
Nas avenidas 23 de Maio e Rubem Berta, que passaram pela redução de 80 km/h para 70km/h em fevereiro de 2010, caiu em 27% o número de acidentes. Entre fevereiro de 2010 e janeiro de 2011, foram registrados 1.215 acidentes de trânsito; no mesmo período do ano anterior haviam sido 1.687 acidentes/atropelamentos. Além disso, houve uma redução de 63% nos acidentes com motos no horário de pico da manhã e de 50% no horário de pico da tarde.
Em abril deste ano, a CET padronizou a velocidade no corredor Leste-Oeste em 60 km/h. Essa mudança melhorou as condições de segurança dos motoristas e pedestres que circulam pelos 33,8 quilômetros das avenidas Francisco Matarazzo, Elevado Costa e Silva, Viaduto Radial Leste, Avenida Alcântara Machado, Rua Melo Freire, Avenida Conde de Frontin, Avenida Antonio Estevão de Carvalho, Rua Dr. Luiz Ayres e Avenida José Pinheiro Borges (Nova Radial). Balanço parcial da CET aponta que no primeiro mês após a nova regulamentação de velocidade houve redução no número de acidentes e atropelamentos na Radial Leste em relação ao mesmo mês do ano anterior. Foram registrados 182 acidentes em abril de 2011 ante 215 em abril do ano passado.
Já nos 9,2 quilômetros do eixo Norte (que compreende as avenidas Luiz Dumont Villares, General Ataliba Leonel, General Pedro Leon Schneider, Santos Dumont, Tiradentes, Prestes Maia e o Túnel Anhangabaú) – que também teve a velocidade padronizada em 60 km/h em abril -, a redução no número de acidentes e atropelamentos foi de 15% no total. Da segunda quinzena de abril de 2010 a 12/05 de 2010 foram registrados 76 acidentes contra 65 no mesmo período deste ano.
Investimentos realizados pela Secretaria Municipal de Transportes na fiscalização do trânsito - como o aumento do efetivo de agentes da CET, ampliação da rede de fiscalização eletrônica, padronização do limite de velocidade e proibição de circulação de motos na pista expressa da Marginal Tietê, entre outras medidas - tiveram reflexos diretos sobre o número de vítimas fatais de acidentes de trânsito. O número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito em São Paulo, ao longo de 2010, caiu 1,8% ante 2009. Essa redução significa 25 vidas poupadas.
Vias que terão a velocidade uniformizada
- Rua Heitor Penteado
- Avenida Doutor Arnaldo
- Avenida Paulista
- Avenida Bernardino de Campos
- Rua Vergueiro (entre as avenidas Bernardino de Campos e Professor Noé de Azevedo)
- Avenida Professor Noé de Azevedo
- Rua Domingos de Morais (entre as avenidas Professor Noé de Azevedo e Jabaquara)
- Avenidas Jabaquara
- Avenida Engenheiro Armando de Arruda Perreira
- Avenida Doutor Hugo Beolchi
As mudanças acontecerão especialmente nas avenidas Doutor Arnaldo, Paulista e Bernardino de Campos, num total de 5,3 km de extensão, onde a velocidade cai de 70 km/h para 60 km/h. Nos 15,7 quilômetros restantes a velocidade regulamentada já é de 60 km/h. Estudos técnicos da CET indicaram a necessidade de manter em 50 km/h a velocidade no trecho da Rua Heitor Penteado, na altura da Rua Capote Valente, no sentido Lapa, onde, devido às características físicas da via está instalada uma lombada eletrônica.
Estão sendo implantadas 155 placas de regulamentação de velocidade e advertência e 12 faixas informativas para alertar os motoristas.
Redução de acidentes
A segurança do trânsito depende de um maior controle da velocidade. Na maioria dos acidentes, a menor velocidade do veículo pode evitar ou abrandar sua gravidade. Diante desse fato, a CET vem desde o ano passado implantando o Programa de Padronização de Velocidade em diversas vias e corredores da cidade com o objetivo de diminuir o número de acidentes de trânsito em São Paulo.
Nas avenidas 23 de Maio e Rubem Berta, que passaram pela redução de 80 km/h para 70km/h em fevereiro de 2010, caiu em 27% o número de acidentes. Entre fevereiro de 2010 e janeiro de 2011, foram registrados 1.215 acidentes de trânsito; no mesmo período do ano anterior haviam sido 1.687 acidentes/atropelamentos. Além disso, houve uma redução de 63% nos acidentes com motos no horário de pico da manhã e de 50% no horário de pico da tarde.
Em abril deste ano, a CET padronizou a velocidade no corredor Leste-Oeste em 60 km/h. Essa mudança melhorou as condições de segurança dos motoristas e pedestres que circulam pelos 33,8 quilômetros das avenidas Francisco Matarazzo, Elevado Costa e Silva, Viaduto Radial Leste, Avenida Alcântara Machado, Rua Melo Freire, Avenida Conde de Frontin, Avenida Antonio Estevão de Carvalho, Rua Dr. Luiz Ayres e Avenida José Pinheiro Borges (Nova Radial). Balanço parcial da CET aponta que no primeiro mês após a nova regulamentação de velocidade houve redução no número de acidentes e atropelamentos na Radial Leste em relação ao mesmo mês do ano anterior. Foram registrados 182 acidentes em abril de 2011 ante 215 em abril do ano passado.
Já nos 9,2 quilômetros do eixo Norte (que compreende as avenidas Luiz Dumont Villares, General Ataliba Leonel, General Pedro Leon Schneider, Santos Dumont, Tiradentes, Prestes Maia e o Túnel Anhangabaú) – que também teve a velocidade padronizada em 60 km/h em abril -, a redução no número de acidentes e atropelamentos foi de 15% no total. Da segunda quinzena de abril de 2010 a 12/05 de 2010 foram registrados 76 acidentes contra 65 no mesmo período deste ano.
Investimentos realizados pela Secretaria Municipal de Transportes na fiscalização do trânsito - como o aumento do efetivo de agentes da CET, ampliação da rede de fiscalização eletrônica, padronização do limite de velocidade e proibição de circulação de motos na pista expressa da Marginal Tietê, entre outras medidas - tiveram reflexos diretos sobre o número de vítimas fatais de acidentes de trânsito. O número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito em São Paulo, ao longo de 2010, caiu 1,8% ante 2009. Essa redução significa 25 vidas poupadas.
collections
Galeria de imagens
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk