Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Segunda-feira, 11 de Julho de 2011 | Horário: 10:02
Compartilhe:

Prefeitura reabre Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

A Biblioteca José Mauro de Vasconcelos, no parque Edu Chaves, Zona Norte da cidade, foi totalmente requalificada pelo programa de ampliação e reforma dos equipamentos da rede municipal de Cultura, que já remodelou 36 bibliotecas de bairro.
O prefeito de São Paulo entregou nesta sexta-feira (8/7) a reforma da Biblioteca José Mauro de Vasconcelos, no parque Edu Chaves, Zona Norte da cidade. O espaço foi totalmente requalificado pelo programa de ampliação e reforma dos equipamentos da rede municipal de Cultura, que já remodelou 36 bibliotecas de bairro.

“A gestão de cultura nos últimos anos, além de ser ampla e eficiente, tem uma característica muito importante, uma marca para as próximas décadas, que é a recuperação dos equipamentos de cultura, com investimentos na infra-estrutura pública disponível para o atendimento da população”, afirmou o prefeito.

A Biblioteca José Mauro de Vasconcelos foi remodelada arquitetonicamente, para se integrar melhor ao paisagismo da Praça Comandante Eduardo Oliveira, onde está localizada. Foram instalados novo piso e novo mobiliário, além de efetuada a substituição de toda a rede elétrica e hidráulica.

Após a reforma, a unidade tornou-se completamente acessível a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. No total, foram aplicados R$ 280 mil nas obras, que duraram nove meses. “A gestão está investindo nos equipamentos grandes e pequenos, com atenção para uma biblioteca espetacular como a Mário de Andrade e também para as bibliotecas de bairro”, lembrou o secretário municipal de Cultura.

A biblioteca atende a média mensal de 2.300 usuários, que têm à disposição 27.751 itens, entre livros e audiovisual. O Telecentro José Mauro de Vasconcelos, localizado dentro da biblioteca, também recebeu melhorias. O equipamento de informática foi renovado, com 20 computadores novos.

Programa já requalificou 36 equipamentos

Com a reabertura da Biblioteca José Mauro de Vasconcelos, a rede de bibliotecas requalificadas se ampliou. Agora, de um total de 54 unidades há 36 reformadas. E o investimento, de R$ 14,5 milhões, tem efeito imediato na comunidade que usa o espaço.

Entre as unidades recentemente reformadas estão as bibliotecas Paulo Setúbal (Zona Leste); Alceu Amoroso Lima (Zona Oeste); Aureliano Leite (Zona Leste); Érico Veríssimo (Zona Norte); Viriato Corrêa (Zona Sul).

Até maio deste ano, as bibliotecas públicas receberam mais de 370 mil visitantes, uma média de 6 mil pessoas por dia. No total, foram realizados mais de 240 mil empréstimos de títulos.

No caso da Biblioteca Mario de Andrade, também recentemente reformada e reaberta em janeiro deste ano, os números são ainda mais expressivos. Até maio deste ano, cerca de 100 mil pessoas visitaram o local e foram feitos aproximadamente 30 mil empréstimos.

A Biblioteca José Mauro de Vasconcelos, assim como todas as outras unidades, oferece empréstimos de títulos de seu acervo de 26.180 itens. Para tomar livros emprestados, é preciso levar um documento com foto e comprovante de residência para cadastro. O empréstimo tem prazo de 15 dias, renovável por mais 15.

O projeto Ônibus-Biblioteca, também sob a coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, foi expandido e agora conta com seis veículos em operação. Outro projeto que também foi ampliado são os Pontos de Leitura, que agora contam com 13 unidades. A mais recente foi inaugurada em 1º de julho no bairro de Itaim Paulista, na Zona Leste.

O acervo disponível para empréstimo e o horário de funcionamento desses espaços podem ser consultados pelo site www.bibliotecas.sp.gov.br.



collections
Galeria de imagens