Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 4 de Agosto de 2011 | Horário: 19:30
Compartilhe:

Serviço de Atenção Integral ao Dependente

O Serviço de Atenção Integral ao Dependente (SAID) é o primeiro equipamento público e gratuito para o tratamento de dependentes químicos. O serviço conta com uma equipe de aproximadamente 200 profissionais entre médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e psicólogos.
O Serviço de Atenção Integral ao Dependente (SAID) é o primeiro equipamento público e gratuito para o tratamento de dependentes químicos. Ele começou a funcionar em agosto de 2010. Com leitos de curta permanência e apoio psicossocial, o serviço, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em parceria com o Hospital Samaritano, atende adolescentes e adultos de ambos os sexos e conta com uma equipe de aproximadamente 200 profissionais entre médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, além de professores de educação física e de alfabetização.

Em um ano de funcionamento foram realizados 387 atendimentos.  Destes, foram atendidos 209 pacientes na Ala Adulto Masculino, 78 na Adulto Feminino, 51 na Adolescente Feminino e 49  na Adolescente Masculino. Estão atualmente internados 56 pacientes.

Ao longo deste primeiro ano de funcionamento, os pacientes foram incluídos no programa voltado à dependência química e também passaram por programas de recuperação física e educacional, reinserção social e apoio psicossocial. Durante a internação, os familiares também foram acompanhados e, quando necessário, encaminhados para atendimento psicológico na rede de saúde da prefeitura de São Paulo.

De acordo com a coleta de dados baseada nas informações fornecidas pelos próprios pacientes atendidos, a droga mais utilizada é a cocaína na forma de crack (mais de 80%). A segunda substância de dependência é o álcool, que está presente como comorbidade (doença atrelada ao vício principal) em 15% dos dependentes. O tabaco aparece como vício em quase 100% dos pacientes, mas não é a droga que motiva a internação.

Sobre o SAID

O Serviço de Atenção Integral ao Dependente (SAID) possui 7 mil m² de área, onde estão distribuídos 80 leitos: 14 na ala Adulto Feminino, 26 na Adulto Masculino, 16 na Adolescente Masculino, 16 na Adolescente Feminina e 8 destinados à infância (04 masculinos e 04 femininos). Além disso, o local conta com consultórios para atendimento odontológico, cozinha experimental, quadras poliesportivas, oficinas terapêuticas e salas de aula e de atividades individuais e em grupo.

O serviço atua, prioritariamente, recebendo os pacientes que são encaminhados pela Ação Integrada Centro Legal. O tempo de permanência na unidade varia de um a três meses. Após o período de internação, os pacientes são encaminhados para acompanhamento em órgãos de saúde da prefeitura.

Saúde Mental na Cidade

A capital paulista vem desenvolvendo um modelo diferenciado e abrangente de abordagem e tratamento de dependentes.  A estratégia consiste na criação de uma rede estruturada e organizada de atendimento ao dependente, que respeite integralmente a legislação vigente e ofereça as condições necessárias para tratar as especificidades de cada caso.

Em 2008, foram introduzidas na rede municipal de saúde 27 Equipes Especiais de Saúde da Família destinadas ao atendimento da população em situação de rua. São equipes multiprofissionais, que contam com pessoal capacitado para um grande desafio: conquistar a confiança, conhecer e convencer a população vulnerável a aderir ao tratamento de sua saúde e, principalmente, ao tratamento da dependência. Os profissionais atuam nas ruas da região central, todos os dias, inclusive feriados e fins de semana, das 10h às 22h. 

Em 2009 e 2010, 4 mil pessoas oriundas das ruas foram encaminhadas para atendimento médico, em média mais de duas vezes cada uma delas. A partir dos encaminhamentos, foram feitas 1.705 internações para tratamento da dependência, 111 delas involuntárias ou compulsórias. Destas, 70 são de menores de 18 anos.
Para atender a demanda gerada por essa estratégia de busca ativa, a secretaria adotou medidas de vanguarda, garantindo a retaguarda: inaugurou o SAID e contratou 237 leitos de longa permanência em comunidades terapêuticas privadas previamente credenciadas. Esses leitos são destinados somente a dependentes químicos.  


collections
Galeria de imagens