Secretaria Especial de Comunicação
Escolas participarão de autoavaliação em outubro
As escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de São Paulo realizarão, até dia 21 de outubeo uma autoavaliação das ações realizadas em 2011 que tem como objetivo indicar os impactos da implementação dos projetos pedagógicos e dos programas da rede.
Até o dia 21 de outubro, as escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de São Paulo realizarão uma avaliação das ações realizadas em 2011.
A autoavaliação tem como objetivo indicar os impactos da implementação dos projetos pedagógicos e dos programas da rede. Com isso, será possível ajustar o planejamento, para alcançar as metas de aprendizagem dos alunos.
No período de 24 a 28 de outubro, as equipes das escolas farão reuniões para discutir as práticas, tendo como critérios os indicadores contidos no instrumento de autoavaliação. As diretorias regionais disponibilizarão esses instrumentos, que deverão ser preenchidos pelas escolas e enviados às DREs. Os supervisores escolares acompanharão todo o processo, apoiando e orientando as unidades.
Como funciona
Os indicadores presentes na autoavaliação correspondem a aspectos do planejamento e do monitoramento das atividades em dois eixos: ensino-aprendizagem e gestão. Os educadores apontarão o número de profissionais envolvidos e/ou quantas vezes se dá determinada ocorrência.
Um exemplo a ser avaliado, no caso da Educação Infantil, é se o professor faz o registro individual do desenvolvimento das crianças. Após discutirem o item, os educadores dirão com que freqüência isso é feito (sempre, muitas vezes, algumas vezes, poucas vezes ou nunca) e a quantidade de professores envolvidos (todos, muitos, alguns, poucos ou ninguém).
Em 2010, os relatórios encaminhados pelas DREs permitiram organizar informações que foram fundamentais para o ajuste dos planos de ação, no sentido de garantir condições para a melhoria do atendimento ao estudante em diversas frentes: acompanhamento da aprendizagem, convívio escolar, ampliação das atividades de protagonismo dos alunos e a potencialização dos recursos.
Confira os instrumentos para a autoavaliação
Instrumento de autoavaliação da Educação Infantil
Instrumento de autoavaliação do Ensino Fundamental
A autoavaliação tem como objetivo indicar os impactos da implementação dos projetos pedagógicos e dos programas da rede. Com isso, será possível ajustar o planejamento, para alcançar as metas de aprendizagem dos alunos.
No período de 24 a 28 de outubro, as equipes das escolas farão reuniões para discutir as práticas, tendo como critérios os indicadores contidos no instrumento de autoavaliação. As diretorias regionais disponibilizarão esses instrumentos, que deverão ser preenchidos pelas escolas e enviados às DREs. Os supervisores escolares acompanharão todo o processo, apoiando e orientando as unidades.
Como funciona
Os indicadores presentes na autoavaliação correspondem a aspectos do planejamento e do monitoramento das atividades em dois eixos: ensino-aprendizagem e gestão. Os educadores apontarão o número de profissionais envolvidos e/ou quantas vezes se dá determinada ocorrência.
Um exemplo a ser avaliado, no caso da Educação Infantil, é se o professor faz o registro individual do desenvolvimento das crianças. Após discutirem o item, os educadores dirão com que freqüência isso é feito (sempre, muitas vezes, algumas vezes, poucas vezes ou nunca) e a quantidade de professores envolvidos (todos, muitos, alguns, poucos ou ninguém).
Em 2010, os relatórios encaminhados pelas DREs permitiram organizar informações que foram fundamentais para o ajuste dos planos de ação, no sentido de garantir condições para a melhoria do atendimento ao estudante em diversas frentes: acompanhamento da aprendizagem, convívio escolar, ampliação das atividades de protagonismo dos alunos e a potencialização dos recursos.
Confira os instrumentos para a autoavaliação
Instrumento de autoavaliação da Educação Infantil
Instrumento de autoavaliação do Ensino Fundamental
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