Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 11 de Outubro de 2011 | Horário: 16:13
Compartilhe:

Auxílio da Semdet a alunos do curso de serralheria ajuda zerar taxa de evasão

Os participantes do projeto ''Futuro em Nossas Mãos'', que capacita os jovens nas áreas de serralheria em alumínio e com especialização em instalação de esquadrias, recebem um auxílio mensal no valor de R$ 381,50 que os ajuda a custear despesas como transporte e alimentação durante o curso.
“A bolsa auxílio que a Semdet fornecia mensalmente foi determinante para que conseguisse terminar o curso”. A declaração é de Gidalço Severino Nunes, mas reflete o sentimento dos outros 15 formandos do curso de serralheria em alumínio do projeto de capacitação profissional Futuro em Nossas Mãos. O projeto é desenvolvido por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) e o Instituto Votorantim.

Gidalço mora no Itaim Paulista, extremo leste da capital, e tinha que locomover-se até o Tatuapé, onde aconteciam as aulas, demandando recursos. A exemplo dele, outros de seus amigos também precisavam locomover-se, utilizando até quatro conduções para ir e vir, como Pedro Emanuel Andrade, residente em São Mateus, também na Zona Leste.

De acordo com o relatório de conclusão do curso, feito pela Votorantim, a taxa de evasão da última turma, formada em setembro, foi zero, graduando os 16 alunos que iniciaram o curso em 1º de julho. Outros quesitos relevantes destacados pelo relatório foram quanto ao alto grau de satisfação dos alunos com o preparo que o curso ofereceu e o despertar do interesse desses alunos pela carreira, fazendo com que 15 dos 16 quisessem fixar-se na área de serralheria no futuro, especializando-se por meio de cursos profissionalizantes mais avançados.

O projeto Futuro em Nossas Mãos tem por meta capacitar jovens de 18 a 29 anos, desempregados, que tenham renda familiar per capita em torno de meio salário mínimo, selecionados no âmbito do Programa Operação Trabalho POT), da Semdet, para atuarem na construção civil, especificamente nas áreas de serralheria em alumínio e com especialização em instalação de esquadrias. Os jovens recebem, por meio do POT, auxílio pecuniário mensal no valor de R$ 381,50 até a conclusão do curso que, além das atividades práticas da função, também oferece aulas teóricas abordando temas como cidadania, ética e preparação para o mercado de trabalho.

Durante o curso, os alunos preparam seus currículos, os quais ficam à disposição no Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) que conta com o apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal) para que as empresas associadas possam convidar os jovens para os seus processos seletivos e contratá-los, inserindo-os no mercado de trabalho.


collections
Galeria de imagens