Secretaria Especial de Comunicação
Travessa Tim Maia, na Vila Madalena, ganha aspecto de vereda, com reforma
A travessa Tim Maia, viela bastante usada para quem deseja chegar ao metrô e ao terminal de ônibus Vila Madalena, está passando por obras de revitalização. O projeto é fundamentado em conceitos internacionais definidos como “veredas”.
Na viela será reformada a escadaria e instalado um corrimão nos locais de difícil acesso, bem como novo paisagismo e iluminação. Além disso, uma escada hidráulica será construída, ou seja, um mecanismo da engenharia utilizado em declives para diminuir a velocidade das águas pluviais, para reduzir os riscos de erosão e alagamentos.
“Atualmente, o local é estreito e perigoso, especialmente para idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Com esse projeto, a Subprefeitura Pinheiros torna a viela um local mais seguro e agradável para o grande fluxo de pessoas que a cruzam em direção à estação de metrô Vila Madalena”, diz o subprefeito de Pinheiros.
Iniciadas este mês, as obras de revitalização são executadas entre as ruas Paulistânia e Lacerda Vergueiro e deverão ser concluídas em 90 dias. O investimento da Subprefeitura Pinheiros é de aproximadamente R$ 300 mil
Veredas em outros países
Segundo o dicionário, vereda pode ser definida como uma viela; caminho estreito; atalho. Em diversos países, principalmente no continente europeu, em que muitas ruas são estreitas e em declive, as famosas veredas contêm um destaque particular: os elementos de arte pública e paisagismo dos locais tornam o espaço mais interessante e atraente.
É fácil identificar o paisagismo todo peculiar das veredas em países como Espanha, Itália, França, Portugal, Bélgica, Inglaterra, dentre outros.
Nesses locais, além do ambiente cultural sempre presente, a declividade passa de desafio a elemento do projeto.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk