Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 25 de Novembro de 2011 | Horário: 18:51
Compartilhe:

Saúde lança campanha para consumo consciente do sal

Entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, quem passar pelo Parque do Ibirapuera, das 7 às 11 horas, terá a oportunidade de obter informações e orientações sobre como consumir adequadamente o sal. Trata-se da Campanha Consumo Consciente do Sal, uma iniciativa do Programa de Alimentação e Nutrição Paulistana da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, quem passar pelo Parque do Ibirapuera, das 7 às 11 horas, terá a oportunidade  de obter informações e orientações sobre como consumir adequadamente o sal. Trata-se da Campanha Consumo Consciente do Sal, uma iniciativa do Programa de Alimentação e Nutrição Paulistana da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

 

Na ocasião, profissionais dos Programas Nutrição Paulistana e Saúde no Esporte distribuirão material educativo e darão orientação à população. O objetivo é alertar as pessoas sobre os problemas que o uso abusivo do sal pode causar à saúde. A campanha atende à Lei Municipal n° 14.960, de 16 de julho de 2009.

 

Segundo a nutricionista do Programa, Fabiana Antunes Galvão, o excesso desse condimento está diretamente associado à hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, renais e alguns tipos de câncer. “A hipertensão, por exemplo, afeta 32% da população e é a principal causa de morte no Brasil”, completa.

 

De acordo com estimativas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os brasileiros consomem, em média, 12 gramas de sal por dia. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é até 5 gramas diárias (equivalente a uma colher de chá).

 

Dicas para a redução da ingestão de sal:

 

- Cozinhe com menos sal;

- Retire o saleiro da mesa;

- Coma alimentos e temperos processados com moderação (queijos amarelos, enlatados, sopas de pacote, macarrão instantâneo, linguiça, salsicha e mortadela);

- Use ervas e especiarias como substitutas do sal e temperos prontos (caldos em pó e tabletes).

 

Como utilizar temperos naturais para deixar receitas mais gostosas

 

- Cebola e alho: crus ou refogados, combinam com todos os pratos do dia a dia;

- Salsinha e cebolinha: básicos, ficam bons com a maioria dos pratos e podem ser combinados com outros temperos;

- Manjericão combina com tomate, molhos, verduras, tortas e saladas;

- Alecrim vai bem com sopas, carnes, peixes, aves, batatas, couve-flor e pães;

- Coentro combina com peixes e abacate;

- Louro é para feijões, sopas de legumes, carnes e molhos a base de tomate.

 

 

 

collections
Galeria de imagens