Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 23 de Dezembro de 2011 | Horário: 11:12
Compartilhe:

Operação Cata-Bagulho contribui para a conservação e limpeza de áreas públicas

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras realiza semanalmente operações Cata-Bagulho, por meio das 31 Subprefeituras. O serviço tem a finalidade de coibir o descarte irregular de materiais inservíveis em áreas públicas, margens de córrego e terrenos baldios.

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras realiza semanalmente operações Cata-Bagulho, por meio das 31 Subprefeituras. Trata-se de um serviço gratuito oferecido à população com a finalidade de coibir o descarte irregular de materiais inservíveis em áreas públicas, margens de córrego e terrenos baldios, prejudicando a limpeza e a conservação do espaço público.

 

Desde 2005 até hoje foram feitas 4105 operações Cata-Bagulho e recolhidas aproximadamente 117 mil toneladas de objetos inutilizados. Somente de janeiro a outubro de 2011 foram realizadas 890 operações, que resultaram no recolhimento de mais de 20 mil toneladas de inservíveis.

 

Por meio do Cata-Bagulho, os moradores das regiões envolvidas na operação podem dar a destinação correta a objetos sem utilidade, como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, restos de madeiras, entre outros itens.

 

Durante a semana, funcionários a serviço das Subprefeituras recebem orientações com relação à programação de cada sábado, e executam a operação de acordo com as vias e horários estipulados pelas equipes de limpeza, que podem ser consultados nos sites das respectivas Subprefeituras.

 

O munícipe que quiser se desfazer de algum material inutilizado pode solicitar a inclusão de sua rua na programação do serviço através do telefone 156 ou comparecer a um dos Ecopontos existentes na cidade.

 

Ecopontos: A cidade de São Paulo mais limpa

 

O entulho gerado por demolições, construções, pequenas reformas em prédios ou domicílios, e objetos inservíveis volumosos que são jogados de maneira irregular em vias, praças, rios e terrenos baldios, acabam gerando problemas de enchentes, saúde pública, e onerando o orçamento municipal.

 

Para combater o descarte irregular, facilitar e incentivar a reciclagem desses materiais, e evitar que tais detritos contribuam para a obstrução do sistema de drenagem da cidade, a Prefeitura de São Paulo disponibiliza áreas para o descarte regular de resíduos dos pequenos geradores.
São os chamados Ecopontos, locais espalhados pela capital para a entrega voluntária e gratuita desses materiais inservíveis. Ao todo, a cidade de São Paulo possui 45 Ecopontos, que podem ser localizados no site da Secretaria de Serviços.

 

Cada munícipe pode descartar por dia até um metro cúbico (equivalente a uma caixa d´água de mil litros ou 25% de uma caçamba de entulho) de dejetos, como: restos de construção (tijolos, cimentos, restos de azulejos); restos de poda de árvores; madeira; móveis velhos e material reciclável.

 

Todo entulho recolhido nos Ecopontos é encaminhado para os aterros de inertes. Os materiais recicláveis como papel, metal e plástico são encaminhados às Centrais de Triagem do Programa de Coleta Seletiva Solidária. Já o material sem possibilidade de reaproveitamento é levado para os aterros sanitários.

 

De janeiro a outubro de 2011 os Ecopontos recolheram cerca de, 40.364 m³ de material inerte (entulho), 144.050 m³ de material volumoso, e 7.416 m³ de materiais recicláveis. No total, 191.830 m³ de resíduos receberam a destinação correta.

 

As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 14h.

 

Vale ressaltar que o descarte irregular de lixo e entulho é crime passível de multa de R$ 12 mil conforme previsto em lei. Caso queira denunciar, a população pode entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 156.

 

 

 

collections
Galeria de imagens