Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 26 de Janeiro de 2010 | Horário: 12:13
Compartilhe:

Ciclo homenageia trajetória cinematográfica de Jacques Tati

Entre 26 e 31 de janeiro o Centro Cultural São Paulo exibe uma mostra de filmes do ator e diretor francês Jacques Tatischeff. A programação conta com os filmes ''Parade'', ''Escola de carteiros'', ''Cuida da tua esquerda'', entre outros. A entrada é franca.
O Centro Cultural São Paulo presta homenagem ao ator e diretor francês Jacques Tatischeff, seu verdadeiro nome, morto em 1982. Entre 26 e 31 de janeiro, o Centro Cultural São Paulo exibe filmes raramente programados como Parade e o curta-metragem Escola de carteiros, além de longas-metragens em que o diretor também atua como o próprio Parade e Cuida da tua esquerda. O ciclo é uma co-realização da Embaixada da França no Brasil com apoio do Consulado Geral da França em São Paulo.

Descendente de russos, despertou logo a sua veia, primeiro esportiva – foi um dos principais jogadores de rugby da França – e depois artística, começando em 1930 a atuar como mímico fazendo pequenas participações no cinema. Em 1932 começa uma inserção maior no cinema na função de roteirista, passando a atuar também em curtas-metragens. Essa carreira, que já se revelava promissora, teve que ser interrompida durante a Segunda Grande Guerra Mundial.

Terminada a guerra, retorna as atividades em dois filmes do diretor Claude Autant-Lara, em 1945 e 1946. No ano seguinte, dirigiria o curta Escola de Carteiros, substituindo René Clément, que se encontrava doente. Com o longa Carrossel da Esperança, desdobramento do filme anterior, obtém o prêmio de melhor cenário no Festival de Veneza e o Grande Prêmio do Cinema Francês em 1953. No filme, um carteiro tenta implantar uma administração modelar estilo norte-americano numa agência postal provinciana. Em 1953 lança aquele que se tornaria um dos clássicos da sua obra, As férias do Sr. Hulot. Nesse filme Hulot sai de férias para um hotel na praia e transforma a vida dos outros veranistas.

Cinco anos mais tarde realizaria o filme Meu tio, vencedor do Oscar de melhor Filme Estrangeiro e Prêmio Especial do Júri do Festival de Cannes. No filme, Tati satiriza a modernidade vazia de Paris dos anos 1950. Seguem os filmes Tempo de Diversão (Playtime); As Aventuras do Sr. Hulot no Trânsito Louco e Parade. Com seu humor perspicaz e irônico, ás vezes ingênuo, às vezes cáustico, Tati soube como poucos ser um cronista do seu tempo.

Confira a programação completa.

Serviço

Mostra Jacques Tati
Data: de 26 a 31 de janeiro
Local: Centro Cultural São Paulo
Endereço: Rua Vergueiro, nº 1.000, Paraíso
Telefone: 3397-4002
Grátis (Retirar ingresso uma hora antes)


collections
Galeria de imagens