Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 28 de Janeiro de 2010 | Horário: 09:03
Compartilhe:

Campus Party mostra ferramenta para inclusão digital de Surdos

A Celig vai permitir que a comunidade surda tenha acesso a informações sobre serviços públicos. Através de um terminal com webcam o cidadão poderá conversar, à distância, com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais.
A inclusão digital da pessoa com deficiência é um dos quatro focos da terceira edição da Campus Party Brasil, evento de tecnologia que acontece em São Paulo até o dia 31, no Centro de Exposições Imigrantes.

Durante o encontro, os “campuseiros” terão contato com um serviço pioneiro oferecido pela Prefeitura de São Paulo para que a comunidade surda tenha acesso a informações sobre serviços públicos na cidade: a Central de Libras, Intérpretes e Guias-Intérpretes (Celig).

A Celig utiliza terminais de computador e webcam instalados em diferentes pontos do serviço público municipal para que o cidadão surdo possa conversar à distância, pelo monitor, com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Os intérpretes transmitem as informações hoje só disponíveis ao público ouvinte pelo telefone 156 e também facilitam o contato com o atendente presente no local da chamada.

No projeto piloto – com duração 6 meses – foram instalados terminais nas praças de atendimento das subprefeituras da Sé, Mooca e Lapa. Em meados de 2010, a Celig chegará a todas as 31 subprefeituras e, até o final do ano, alcançará 56 pontos.

Gradualmente, o serviço será incorporado a outras unidades do serviço público municipal, com prioridade para a rede de saúde.

Serviço

O estande da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) na Campus Party estará localizado junto ao espaço da Prefeitura de São Paulo/Secretaria de Participação e Parceria.

Pela tela do computador, usuário conversa por sinais com intérpretes de Libras, que transmitem informações sobre serviços públicos na capital paulista.


collections
Galeria de imagens