Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 2 de Fevereiro de 2010 | Horário: 11:05
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Terminal de ônibus Sacomã se conecta à rede metroferroviária de São Paulo

A nova estação, que receberá 80 mil usuários por dia, é a mais moderna da América e permite o acesso do usuário do Terminal Sacomã à rede metroferroviária, aumentando as conexões entre os meios de transporte da Região Metropolitana de São Paulo.
O prefeito de São Paulo acompanhou neste sábado (30/1) a inauguração da estação Sacomã, da Linha 2 - Verde do Metrô. A nova estação, que receberá 80 mil usuários por dia, é a mais moderna da América: conta com portas de plataforma (estruturas de vidro que trarão mais segurança aos usuários), portas de vidro na linha de bloqueio (tecnologia que dará mais agilidade ao embarque), umidificadores de ar e recursos que trarão benefícios ambientais, como o reuso da água da chuva e iluminação natural, reduzindo o consumo de energia. A estação permite o acesso do usuário do Terminal Sacomã à rede metroferroviária, aumentando as conexões entre os meios de transporte da Região Metropolitana de São Paulo.

"Essa estação se aproxima da perfeição. Todos os detalhes foram atendidos no conforto, na segurança e na eficiência, sempre procurando melhorar a qualidade de vida das pessoas. Na cidade de São Paulo, são milhões de usuários do sistema de metrô e o que nós vimos hoje é um programa de expansão se consolidando", disse o prefeito.

A nova estação permite o acesso do usuário do Terminal Sacomã à rede metroferroviária, aumentando as conexões entre os meios de transporte da Região Metropolitana de São Paulo.

"São R$ 2 bilhões investidos. Há 30 anos, a Prefeitura não investia no metrô e com isso fica registrada a nossa cooperação com o Governo do Estado e principalmente com o Metrô, tão importante para o transporte na cidade de São Paulo", afirmou o prefeito.

A estação é acessível aos deficientes e pessoas com mobilidade reduzida, por meio de totens multimídia, equipados com monitor de vídeo, teclado de computador e mensagens sonoras, câmeras e intercomunicadores nos acessos e nas cabeceiras das plataformas.

A Prefeitura de São Paulo já repassou recursos de R$ 1 bilhão, sendo: R$ 198 milhões + R$ 200 milhões para a expansão da linha 5 Lilás; R$ 75 milhões para o projeto executivo da nova linha 6 do Metrô; R$ 30 milhões investidos em desapropriações no Largo da Batata. O restante foi repassado em Certificados de Potencial Construtivo, da Operação Urbana Águas Espraiadas.

Entre 2009 e 2012, será aplicado mais R$ 1 bilhão no prolongamento do Corredor Expresso Tiradentes, num trecho do tipo metrô leve sobre trilhos, gerenciado pela Companhia do Metropolitano de São Paulo.

Quando a obra estiver concluída, o usuário fará em 50 minutos o trajeto entre Sacomã e Cidade Tiradentes, percurso que hoje leva aproximadamente 2 horas.

A Estação Sacomã marca uma nova fase da rede de transporte público na região metropolitana, que vai integrar trens, metrô e ônibus. No início do Plano de Expansão, em 2007, a rede contava com apenas 30 pontos de conexão. Em 2010, esse número saltará para 42 pontos. Quando o Plano de Expansão estiver concluído, em 2014, chegará a 91 pontos.


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