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Quinta-feira, 4 de Fevereiro de 2010 | Horário: 08:30
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Pilotos visitam obras do Circuito da Fórmula Indy 300

As obras de adequação da pista para a disputa da Fórmula Indy 300 foram vistoriadas pelo prefeito de São Paulo, junto com dirigentes da competição e por pilotos brasileiros. A corrida será nas ruas de São Paulo, passando pelo sambódromo e pela Marginal Tietê.
O prefeito de São Paulo vistoriou na última quarta-feira (03/02) as obras de adequação da pista para a disputa, no dia 14 de março, da prova do Circuito da Fórmula Indy 300. A corrida será nas ruas de São Paulo, passando pelo sambódromo e pela Marginal Tietê.

"Nosso cronograma de ações está sendo executado perfeitamente. Estamos investindo R$ 12 milhões do Tesouro municipal, além de outras ações que não têm relação com a Indy, como a obra da Marginal e a ampliação do Anhembi, mas que nos ajudaram na escolha do local. O ritmo das obras mostra que o local foi uma decisão acertada. Espero que tenhamos o maior Grande Prêmio de 2010 e possamos organizar a Indy não por cinco, mas por muitos anos", afirmou o prefeito.

Acompanhado por dirigentes da Fórmula Indy e da TV Bandeirantes e pelos pilotos Tony Kanaan, Hélio Castroneves, Vitor Meira, Mário Moraes, Mário Romancini, Bia Figueiredo e Rafael Matos, o prefeito caminhou pelo trecho em obras da rua Professor Milton Rodrigues com a avenida Olavo Fontoura e fez, de carro, o percurso da corrida.

A passagem por dentro do Sambódromo sofrerá um recapeamento logo após o desfile das escolas de samba. O circuito inclui ainda passagem pelo estacionamento do Anhembi e pela avenida Dr. Olavo Fontoura, que conta com obras de alargamento.

A prova abre o calendário da Fórmula Indy, que passará por Estados Unidos, Canadá e Japão e será transmitida para mais de 130 países. São Paulo, que já sedia o GP Brasil de F-1, no Autódromo de Interlagos, concentra agora os dois principais eventos do automobilismo mundial. A estimativa da São Paulo Turismo é que os 31 mil turistas e os mil funcionários das equipes da Indy movimentem R$ 100 milhões nos dias que antecedem a prova .


Pilotos brasileiros

Os sete pilotos brasileiros que disputam a Fórmula Indy manifestaram, durante a vistoria às obras do circuito, alegria pela chegada da categoria ao País. "Sou de Brasília, mas São Paulo é, para mim e para todos do automobilismo, a nossa segunda casa. Depois de toda uma carreira, poder disputar uma categoria top aqui é um grande prazer. Espero que tenhamos uma corrida legal, não só neste, mas em todos os anos", afirmou o piloto Vitor Meira, duas vezes segundo lugar nas 500 Milhas de Indianapolis.

Com o prefeito, os pilotos puderam conhecer o desafio que os espera em 14 de março. São 11 curvas, três retas longas - a maior delas, na Marginal Tietê - e 4.180 metros de extensão.

"Sou paulistana. Já andei tanto tempo na Marginal a 40km/h que estou muito empolgada para andar a 300km/h", brincou Bia Figueiredo. "Estou muito feliz por correr aqui, São Paulo, a minha cidade, e estar com todos os meus amigos aqui. Agora é acelerar", disse a piloto, que disputou a IndyLights ano passado.

Tony Kanaan, campeão da categoria em 2004, confessou surpresa por dirigir em São Paulo. “A cidade que eu menos esperava acontecer essa corrida era aqui. Foi uma alegria muito grande quando me falaram que iríamos passar dentro do Sambódromo e da Marginal. Eu não conseguia entender como conseguiriam fazer isso. Mas passei aqui às 23h, às 3h, às 9h, e havia gente trabalhando. Então, que vai acontecer, isso eu tenho certeza”, afirmou o piloto, que fez uma previsão: “Eu acho que será o circuito de rua mais rápido da Indy por causa das retas, e o que terá mais ultrapassagens”.

A largada será na Reta do Sambódromo. O circuito segue com uma seqüência de curvas batizada de "S" do Samba e cai na Curva da Base Aérea, próximo das instalações militares na avenida Olavo Fontoura. Os carros seguem pela avenida até o Pavilhão de Exposições Anhembi e o atravessam pelo estacionamento. O circuito continua na Curva 14 Bis, próximo do Campo de Bagatelle. Três curvas (Pavilhão, Espéria e das Docas) e uma pequena reta adiante, os pilotos completam a Curva Tietê, que dá acesso à maior reta da pista: 1,5 quilômetro em plena Marginal. Um cotovelo marca a Curva da Vitória, que termina de volta ao Sambódromo.

Conhecido o circuito, sobraram agradecimentos. “Em nome dos pilotos, gostaria de agradecer ao prefeito por ter acreditado na Formula Indy e dar essa oportunidade de mostrá-la ao povo brasileiro”, disse Hélio Castroneves, tricampeão das 500 Milhas de Indianapolis.


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