Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 11 de Fevereiro de 2010 | Horário: 08:06
Compartilhe:

Campus Party atrai mais de 100 mil e é o maior evento do gênero

A terceira edição brasileira da Campus Party foi a maior do tipo no mundo, tendo reunido mais de seis mil ''campuseiros'' e 100 mil visitantes. Foram realizadas 553 atividades, que duraram cerca de 700 horas.
A Campus Party 2010 chegou ao fim batendo recordes. O evento reuniu mais de seis mil “campuseiros” e 100 mil visitantes entre os dias 25 e 31 de janeiro. A terceira edição brasileira foi a maior do tipo no mundo todo.

De acordo com os organizadores, 6 mil pessoas ficaram acampadas no Centro de Exposições Imigrantes. Do total de inscritos, 74,8% (4.448) eram homens e 25,2% (1.552) mulheres. A feira contou com a participação de “campuseiros” de 20 países e de todos os estados brasileiros.

O investimento total foi de R$ 12,5 milhões, que propiciaram uma vasta programação. Foram realizadas 553 atividades, que duraram cerca de 700 horas. Para manter todo o público e imprensa no local por sete dias, foram necessárias 13,5 toneladas de comida e 5,4 mil litros de bebidas. Uma das áreas mais divulgadas pelos organizadores, o Batismo Digital, ação realizada pela organização da Campus Party e a Secretaria de Participação e Parceria, recebeu 5 mil alunos para ter o primeiro contato com o computador e a internet.

Para participar da ação, a Secretaria levou para a Campus crianças, adolescentes e idosos que participam de projetos sociais na periferia de São Paulo. O “batismo” aconteceu em forma de cursos de 40 minutos de duração, em sala preparada especialmente para este fim, com mais de 100 computadores.

Depois de conhecer os rudimentos da tecnologia eletrônica, os participantes eram levados para o estande da Participação e Parceria, onde foram apresentados ao portal de acesso para este novo mundo: os Telecentros.

A Secretaria de Participação e Parceria instalou no local um programa piloto que prevê a localização do Telecentro mais próximo da casa do usuário, utilizando uma ferramenta do Google. A Secretaria agora estuda uma maneira de colocar a ferramenta no Portal da Prefeitura.

Além do Batismo Digital, a Prefeitura levou para a Campus o projeto Ondas do Rádio, da Secretaria de Educação. O projeto fez muito sucesso na feira e provou que com apenas um computador e um gravador, é possível fazer uma estação de rádio nas escolas.

Alunos que cursavam até o quinto ano do Ensino Fundamental entrevistaram personalidades e autoridades que passaram pela feira. A gravação, depois de editada, resultou num programa que foi apresentado no dia 29 de janeiro.

Bastante parecido foi o trabalho dos Agentes Comunitários de Comunicação da Secretaria de Participação e Parceria. O projeto, implantado nos Telecentros, visa treinar adolescentes para serem multiplicadores de notícias em seus bairros, utilizando ferramentas digitais, sejam elas redes sociais,sites, blogs ou outros.

Os agentes fizeram um blog (agentes na Campus Party), contando notícias do evento, a partir das suas perspectivas pessoais. Confira as notícias do blog.


collections
Galeria de imagens