Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2010 | Horário: 10:03
Compartilhe:

Programa Time do Emprego abre inscrições para novas turmas

O programa Time do Emprego, que terá início nesta quinta-feira (25/02) nas unidades do Centro de Apoio ao Trabalho de Interlagos, Itaquera, Santana, Itaim Paulista, Luz e Lapa, tem inscrições abertas para 150 vagas.
A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em parceria com a Secretaria Estadual de Relações do Trabalho (Sert), abriu inscrições para 150 vagas no programa Time do Emprego, que terá início nesta quinta-feira, dia 25, nas unidades do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) de Interlagos, Itaquera, Santana, Itaim Paulista, Luz e Lapa (na unidade da rua Monteiro de Melo, 342). O curso é gratuito, inclui material didático e tem duração de três meses.

Durante os encontros são abordados vários temas voltados para o desenvolvimento e reconhecimento de competências e potencialidades, mercados promissores, técnicas para facilitar a procura de emprego, planejamento financeiro e trabalho por conta própria.

Vera Márcia de Lima, 42 anos, solteira, nunca havia trabalhado com carteira assinada. Dona de casa, morava com a mãe e ajudava a tomar conta de sua avó. Nos tempos vagos vendia peças artesanais de gesso na garagem de sua residência como forma de complementar a renda. Há seis meses, começou a procurar uma oportunidade de emprego, mas encontrou muitas dificuldades para ingressar no mercado de trabalho, uma delas a falta de experiência.

Ela decidiu procurar o CAT Interlagos e participou de uma seleção, mas não foi bem-sucedida. Em uma conversa com a assistente social ficou sabendo da existência do programa Time do Emprego e resolveu participar.

"Quando fui reprovada na primeira entrevista, me senti a última pessoa na face da Terra. Depois de participar dos primeiros encontros, consegui perceber o que tinha feito de errado durante a primeira entrevista. Tratei de não repetir o erro, quando fui encaminhada para a segunda”, conta. Há pouco mais de um mês, Vera conseguiu emprego como operadora de telemarketing em uma grande rede de call center.

O universitário Rodrigo Magalhães, 30 anos, também participou do Time. Já fez de tudo um pouco: trabalhou em administração, analista de crédito e até como carpinteiro. Ao ficar desempregado, começou a passar por algumas dificuldades, com a auto-estima abalada, enfrentou uma separação e teve de voltar a morar com sua mãe. Ao passar pelo CAT Lapa, notou que havia uma fila para procura de emprego e resolveu participar.

Enquanto esperava, foi convidado a participar de uma palestra sobre Economia Doméstica. "Já que estava ali e com a promessa de que não perderia meu lugar na fila, pensei: ‘Por que não aceitar? Adquirir conhecimento nunca é demais’", lembra. No fim da palestra, Magalhães foi conversar com o palestrante e ficou sabendo do programa Time do Emprego, que estava para iniciar a segunda turma.

"O programa elevou minha auto-estima, contribuiu de forma positiva para que eu entendesse que sou um grande profissional e ser humano. Fez com que eu resgatasse a liderança do meu eu", conta Magalhães. Isso contribuiu para que ele conquistasse uma oportunidade de trabalho em uma multinacional.

"Realmente éramos um time e, como em um jogo, apreendemos estratégias para vencer. A cada aula, nosso treinador nos orientava e encorajava. Nos fazia enxergar que somos maiores do que pensamos. Não números, mas, sim, seres humanos", diz.

As reuniões do Time do Emprego ocorrem uma vez por semana, com duração de 3 horas cada uma, sempre às quintas-feiras, das 14h às 17h. O público-alvo do programa são pessoas desempregadas e jovens em busca do primeiro emprego, maiores de 16 anos. Os participantes formam grupos de 15 a 25 pessoas e em time apreendem a planejar sua própria estratégia de recolocação.

Os interessados podem fazer a inscrição por e-mail timedoempregosmtrab@prefeitura.sp.gov.br ou pessoalmente nas unidades do CAT.


Serviço:

- Zona Sul/Interlagos
Avenida Interlagos, 6.122
Horário de atendimento: das 7h às 18h

- Zona Leste/Itaquera
Rua Gregório Ramalho, 12
Horário de atendimento: das 7h às 18h

*CAT Avançado - Zona Leste/Itaim Paulista
Avenida Marechal Tito, 3.012
Horário de atendimento: das 8h às 17h

- Zona Oeste/Lapa
Rua Monteiro de Melo, 342
Horário de atendimento: das 7h às 18h

- Zona Norte/Santana
Rua Voluntários da Pátria, 1.553
Horário de atendimento: das 7h às 18h

- Zona Central/Luz
Avenida Prestes Maia, 913
Horário de atendimento: das 7h às 18h


collections
Galeria de imagens