Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 9 de Março de 2010 | Horário: 10:34
Compartilhe:

Parque Lajeado é a nova opção de lazer em Guaianases

O Parque Municipal Lajeado foi entregue com sua área recuperada e transformada, atendendo uma antiga reivindicação da população. Ele tem playground, áreas de estar, mesas para jogos, bebedouros, Centro de Educação Ambiental e sete banheiros.
Os moradores da região de Guaianases, extremo da Zona Leste, ganharam nova área verde: o Parque Municipal Lajeado. Com 36 mil m², o espaço de lazer foi construído em uma local onde no passado havia uma chácara e há seis anos estava abandonado. A entrega da área recuperada e transformada em parque foi feita no último sábado (06/03) pelo prefeito de São Paulo, atendendo a uma antiga reivindicação da população.

"A transformação da chácara no Parque Lajeado vem se somar a diversas outras áreas verdes que estão sendo entregues em São Paulo. Nosso objetivo é, ao final da gestão, deixarmos a Cidade com 50 milhões de metros quadrados de área verde. Quanto mais parques a Cidade tiver, melhor será a qualidade de vida das pessoas, do meio ambiente e do ar em nossa metrópole", ressaltou o prefeito.

O Parque Lajeado conta com playground, áreas de estar com bancos, mesas para jogos, bebedouros, um Centro de Educação Ambiental (onde serão realizados cursos e oficinas) e sete banheiros, sendo dois com acessibilidade universal. No local, os freqüentadores terão aulas de práticas orientais como o tai chi pai lin. "O parque ficou muito bonito. Esta comunidade precisava de uma área pública como esta para suas atividades de lazer e cultural", comentou o prefeito. Em homenagem à antiga proprietária da chácara, o prefeito disse que o Parque Lajeado passará a se chamar Isaura Pereira de Souza Franzolin.

Toda a mata nativa da antiga chácara foi preservada. Além de árvores frutíferas que ocupam o espaço ajardinado, como mangueira, jabuticabeira, amoreira, cajazeira, entre outras, existem plantas como capoeira, tapiá-guaçu, guaçatonga, pau-jacaré e café. A fauna é formada por diversas espécies de aves, como o pica-pau-anão-de-coleira, o pichororé, o periquito-rico, além do raro papagaio-verdadeiro, espécie ameaçada de extinção.

Durante a entrega oficial do parque, o secretário do Verde e do Meio Ambiente destacou a importância de o prefeito investir em áreas verdes: "Este parque é uma jóia rara encravada em Guaianases. No mundo atual, além de termos a preocupação de manter o equilíbrio socioeconômico, também temos que ter o cuidado com a preservação do meio ambiente".

Parque Lajeado é o 33º entregue pela administração municipal desde 2005. Somado aos 34 parques já existentes anteriormente, a cidade de São Paulo conta com 67 parques municipais. A meta da Prefeitura é alcançar o total de 100 parques até o fim da gestão. A nova área verde está localizada na rua Antonio Thadeo s/nº, em Guaianases, e fica aberta ao público de segunda-feira a domingo, das 6h às 18h.


collections
Galeria de imagens