Secretaria Especial de Comunicação

Terça-feira, 23 de Março de 2010 | Horário: 12:10
Compartilhe:

Prefeitura entrega UBS Jardim Eledy, no Campo Limpo

Atualizada às 15h43 - A Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Eledy, no distrito do Capão Redondo, funciona no modelo do programa Estratégia de Saúde da Família e tem capacidade para fazer 7.600 atendimentos por mês.
Atualizada às 15h43

A população da Zona Sul ganhou mais um equipamento voltado à saúde. O prefeito de São Paulo inaugurou nesta terça-feira (23) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Eledy, localizada no distrito do Capão Redondo. A unidade funciona no modelo do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) e tem capacidade para fazer 7.600 atendimentos por mês. Com esta entrega, sobe para 27 o número de UBSs instaladas na região do Campo Limpo.

"Esta é mais uma UBS que se associa a nossa rede pública de saúde. Ela era uma antiga demanda dos moradores do Jardim Eledy. As UBSs da região estavam sobrecarregadas em função do novo patamar de qualidade que nós estabelecemos na cidade. É gratificante ter esse reconhecimento da população", afirmou o prefeito. O novo equipamento visa suprir a demanda de uma região que conta com cerca de 16 mil habitantes e atende entre 300 a 400 pacientes por dia.

Além das quatro equipes do ESF, a UBS conta com duas equipes de Saúde Bucal compostas por quatro médicos generalistas, quatro enfermeiros, oito auxiliares de enfermagem, dois cirurgiões-dentistas, dois auxiliares de saúde bucal, um farmacêutico, um auxiliar de farmácia e 23 agentes comunitários. Já a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é formada por psicólogos, nutricionistas, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeutas ocupacionais, ginecologistas, psiquiatra e pediatra.

A UBS Jardim Eledy foi instalada em uma casa de 790 m² que foi totalmente adaptada. A unidade funciona em parceria com o Instituto Adventista de Ensino (Unasp) e oferece seis consultórios médicos, uma sala para o NASF, uma sala de medicação e procedimentos, um consultório odontológico com dois equipamentos, um escovódromo, uma sala para raios-x ondontológico, outra para curativo, uma de inalação, uma farmácia, uma sala de vacina, além de outras dependências de atendimento.

No intuito de criar vínculos entre os pacientes e a equipe da UBS Jardim Eledy, a direção da unidade dividiu a área em micro regiões. Cada micro região ganhou uma cor (amarela, vermelha, verde e azul) para atuação das equipes. Ao chegar na unidade, os pacientes serão sempre atendidos pela mesma equipe médica, e também sempre receberão a visita dos mesmos agentes de saúde. Um mapa na recepção facilita a visualização dos usuários.

"O objetivo é acompanhar de perto o caso de cada paciente, como também de termos um diagnóstico completo dos problemas de saúde das micro regiões", explica a gerente da unidade, Raquel Miguel. O mesmo procedimento já é utilizado com sucesso nas outras UBSs da região: Jardim Macedônia, Luar do Sertão e Magdalena.

collections
Galeria de imagens