Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 24 de Março de 2010 | Horário: 12:34
Compartilhe:

Parque Jardim da Luz tem filhotes de tartaruga e frutos de cambuci

Três filhotes de tartaruga nasceram no mês passado, no Parque Jardim Luz, da espécie tigre d'água nativa da Mata Atlântica. Da mesma origem, a árvore de cambuci deu frutos neste mês, e suas sementes foram separadas para germinação.
Os parques da cidade de São Paulo são locais de refúgio, onde é possível se esconder da vida corrida da grande metrópole. Há diversos animais que habitam os parques, como é o caso das tartarugas no parque Jardim da Luz, no centro da Cidade.

Três filhotes de tartaruga nasceram no mês passado, resultado do cruzamento de animais adultos que vivem no espaço. São da espécie trachemys dorbigni, tigre-d'água nativa da Mata Atlântica. Segundo o administrador do parque, André Camilli Dias, que é biólogo, a gestação de uma tartaruga dura cerca de dois a quatro meses, dependendo das condições climáticas, desde a incubação dos ovos até a eclosão.

Outra novidade no parque é o pé de cambuci, que deu frutos neste mês. O fruto é ovalado, verde, com grande quantidade de polpa e gosto doce-acidulado. O cambuci (campomanesia phaea) é uma árvore frutífera nativa da Mata Atlântica. Suas sementes são quase imperceptíveis, mas foram separadas algumas para germinação.

O Parque da Luz, o antigo Jardim da Luz, é o primeiro parque público da Cidade, criado ainda na época do Brasil Colônia como um Horto Botânico. Em 1825, foi aberto ao público como Jardim Botânico, tornando-se o primeiro espaço público de lazer da população.


collections
Galeria de imagens