Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 3 de Maio de 2010 | Horário: 12:07
Compartilhe:

Prefeitura realiza demolição de imóvel na orla da Guarapiranga para ampliação do parque

Atualizada às 14h07 - Com a incorporação do terreno, que era utilizado por um motel, o parque aumentará para 25 mil m² sua área verde, sendo que uma parte do terreno será utilizada para construção de uma biblioteca temática voltada aos esportes aquáticos.
Atualizada às 14h07

O prefeito de São Paulo vistoriou na manhã desta segunda-feira (3/5) a demolição de um imóvel na orla da Represa da Guarapiranga que vai possibilitar a ampliação do Parque Praia de São Paulo, na Capela do Socorro, Zona Sul da capital. O prefeito operou uma retroescavadeira para derrubar o muro que fazia divisa com o parque e, em outro equipamento, colocou abaixo parte do prédio construído no local.

"A demolição deste imóvel representa um importante avanço dentre as melhorias que estamos fazendo ao longo da Represa da Guarapiranga. Queremos fazer deste parque uma referência para a Zona Sul, tal como é o do Ibirapuera. Aqui teremos diversas atividades de lazer para as pessoas de todas as idades, que poderão praticar atividades esportivas, caminhar, andar de bicicleta e descansar", disse o prefeito.

Com a incorporação do terreno, que era utilizado por um motel, o parque aumentará para 25 mil m² sua área verde, sendo que uma parte do terreno será utilizada para construção de uma biblioteca temática voltada aos esportes aquáticos. A Prefeitura já tem outros processos em andamento para a desapropriação de novas áreas na região. O terreno incorporado ao Parque Praia de São Paulo fica na avenida Robert Kennedy, 3.540 e tem 5 mil m².

A Prefeitura também está implantando 10 km de ciclovia no entorno da represa e substituindo calçadas de concreto por piso permeável e grama. As intervenções fazem parte do programa de Recuperação da Orla da Guarapiranga, que prevê a implantação de sete parques na região: Parque Praia do Sol, Parque Linear Castelo, Parque da Barragem, Parque São José I e II, Parque Prainha, Parque 9 de Julho e Parque Hípico.

Os sete parques somados vão garantir a preservação de mais 1.000.000 m² de áreas verdes e garantir áreas permeáveis nas margens da Guarapiranga, impedindo a degradação e a ocupação irregular na região. A Prefeitura pretende também substituir todos os muros que escondiam a represa por gradis. A substituição em áreas públicas já começou e a administração busca acordo com os proprietários de áreas privadas para que o mesmo seja feito. A idéia é que a população se aproxime da represa e a utilize como espaço de lazer.

collections
Galeria de imagens