Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 10 de Maio de 2010 | Horário: 09:03
Compartilhe:

Central de triagem recolhe material eletrônico descartado em SP

A Coopermiti é a 18ª cooperativa de coleta seletiva conveniada com a Prefeitura para reduzir o descarte irregular de material eletrônico. Desde seu funcionamento, em março deste ano, procura recolher 50 toneladas mensais.
Na última sexta-feira, dia 7 de maio, o prefeito de São Paulo visitou a primeira Central de Triagem de Lixo Eletrônico da cidade de São Paulo, localizada na Barra Funda, Zona Oeste. A Coopermiti é a 18ª cooperativa de coleta seletiva conveniada com a Prefeitura e tem como finalidade reduzir o descarte irregular de material eletrônico.

"Os moradores de São Paulo terão agora mais facilidade para descartar equipamentos que não podem ser recolhidos na coleta de lixo comum. Esta é uma idéia simples, que irá solucionar um problema comum nas grandes cidades: o descarte inadequado de lixo eletrônico. Esta central de triagem ajuda o meio ambiente e ainda cria empregos na cidade de São Paulo", disse o prefeito.

Em funcionamento desde março deste ano, a cooperativa atende em um galpão de 2 mil m² cedido pelo Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) e conta com 22 cooperados. Nos primeiros meses de atuação, 2,5 toneladas de materiais eletrônicos foram reaproveitados. A meta da primeira central de triagem especializada é recolher 50 toneladas mensais.

O material coletado é totalmente reciclado e as peças reaproveitáveis são doadas às instituições ou vendidas posteriormente. Os resíduos que não têm mais utilidade são descartados em locais ecologicamente corretos. São considerados lixo eletrônico eletrodomésticos como televisores, rádios, microondas, peças de computador, monitores, teclados, mouses, aparelhos telefônicos e fotográficos, entre outros.

As peças eletrônicas podem ser levadas até a Coopermiti, na Barra Funda, ou nos endereços das cooperativas Sem Fronteiras (nos bairros do Jaçanã e Tremembé) e da Coopercaps (Capela do Socorro e Morumbi). Os interessados podem solicitar também a retirada dos objetos pelo telefone 3666-0849 e obter mais informações no site www.coopermiti.com.br.


Cata-bagulho eletrônico

A exemplo da Operação Cata-bagulho, em que as subprefeituras disponibilizam caminhões e pessoal para recolher objetos em desuso depositados por moradores de perímetros determinados da Cidade, a Coopermiti realizou, no último sábado, dia 8, uma operação de coleta de lixo eletrônico na região da Subprefeitura de Pinheiros. Na parte da manhã (8h30 às 12h30), a coleta foi feita no perímetro formado pelas avenidas Rebouças, Paulista, Nove de Julho e Brasil. Das 13h30 às 17h, a cooperativa percorreu o perímetro composto pelas avenidas Nove de Julho, Paulista, 23 de Maio e Brasil.

Moradores da região de Pinheiros puderam se desfazer de lixo eletrônico como CPUs, monitores, rádios, televisores, microondas, liquidificadores, entre outros.

Caso queira se desfazer de algum material, mas sua rua não tenha sido contemplada nesta primeira operação, a pessoa poderá entrar em contato com a Coopermiti por telefone.


Materiais

Informática: CPU, HD, driver, placa mãe, placa de rede, placas eletrônicas diversas, telefone celular, máquina fotográfica, computador, notebook, periféricos, monitor, tela de plasma, impressora, máquina de xerox, aparelho telefônico, modens, centrais telefônicas, Pabx, etc.

< etc.
Linha Branca: Geladeira, máquina de lavar, motores elétricos diversos, microonda, liquidificador, mixers, batedeira, freezer, fogão, tostadeira, forno elétrico, ferro de passar, aspirador de pó, etc.


Serviço:

Central de Triagem Barra Funda (Coopermiti)
Endereço:
rua Doutor Sergio Meira, 268 - Barra Funda
Telefone: (11) 3666-0849


collections
Galeria de imagens