Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Quarta-feira, 12 de Maio de 2010 | Horário: 12:31
Compartilhe:

Na inauguração, o autódromo contava com pista de terra

Sem pavimentação e com chão de terra batida, além de ser delimitado apenas por uma cerca de arame farpado, o Autódromo de Interlagos teve a disputa de uma prova preliminar entre motocicletas e o Grande Prêmio SP, em sua inauguração, em 1940.
Foi num 12 de maio de 1940 que a primeira corrida oficial aconteceu em Interlagos. Era um sonho que o engenheiro britânico Louis Romero Sanson viu ser concretizado após quase 20 anos. Em meados da década de 1920, Sanson planejou a construção de um resort entre as represas Guarapiranga e Billings.

Além de casas, o local também teria centros de lazer e um ginásio esportivo. O plano ia bem até estourar a crise de 1929, nos Estados Unidos, e a revolução de 1932 em São Paulo. Sem dinheiro, o projeto esfriou e só passou a ganhar força no meio da década seguinte. E isso graças ao sucesso que as corridas de automóveis passaram a obter no País (principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo).

Em uma festiva e aguardada tarde do dia 12 de maio de 1940, finalmente o autódromo foi inaugurado, com a disputa de uma prova preliminar entre motocicletas, e o Grande Prêmio São Paulo, destinado a automóveis de corrida, que largaram às 14h30 para as 25 voltas da pista completa, totalizando 200 quilômetros de percurso.

Cerca de 15 mil pessoas compareceram à abertura do primeiro autódromo do Brasil, já nas primeiras horas da manhã daquele dia 12 de maio, excitadas e curiosas em assistir a tudo o que fosse possível, desde a chegada dos pilotos ao circuito até a preparação das máquinas e de seus motores.

Não havia pavimentação, e o chão era de terra batida. Apesar da cobrança de ingressos, só pagava quem realmente quisesse, já que o entorno do autódromo, bastante amplo, era delimitado apenas por uma cerca de arame farpado, oferecendo a possibilidade de entrar por entre os seus largos vãos.


Chico Rosa: uma vida dedicada ao autódromo

O nome de Chico Rosa se confunde com Interlagos. Ele é o atual administrador do Autódromo José Carlos Pace. Desde 1975, trabalha para a melhoria do circuito paulistano. Conhecedor de cada detalhe dos 4.309 metros do traçado, Rosa pode ser considerado um dos principais responsáveis pela transformação de Interlagos numa referência internacional.

Coube a ele negociar o retorno da Fórmula 1 a São Paulo. Foi enviado a Mônaco para negociar a ida do GP do Brasil para Interlagos. “Precisávamos trazer a Fórmula 1 para a Capital. Em maio de 1989, fui para Montecarlo para conversar com o Bernie (Ecclestone, promotor da categoria) com essa missão”, recorda.

Ecclestone acenou positivamente para a proposta levada por Rosa. O GP do Brasil voltaria para São Paulo. Contudo, ele teria apenas 10 meses para transformar Interlagos num autódromo capaz de receber a Fórmula 1. Missão impossível? Para ele, não.

“Fizemos tudo num ritmo maluco. Tivemos de diminuir o circuito. Trabalhamos muito, foi algo incrível”, comenta Rosa, que recorda do momento mais difícil. “Fazer o aterro do S do Senna foi muito complicado”.


Programação de aniversário

Um setentão em plena forma. É assim que o Autódromo de Interlagos comemora seu aniversário. Para celebrar a data, a administração municipal e a São Paulo Turismo (SPTuris) promovem uma série de eventos no mais tradicional espaço do automobilismo brasileiro.

Às 11h, nas dependências do autódromo, acontece o lançamento do livro Anuário Interlagos 2010 - 70 anos de velocidade. O evento contará com a presença de Miriam Collares Romero Sanson, neta de Louis Romero Sanson, idealizador do circuito. A publicação tem 180 páginas, distribuição gratuita e tiragem de 10 mil exemplares.

Junto com o livro, que foi editado pela Public Projetos Editoriais e feito em parceria com a SPTuris, também haverá o lançamento do “Pé Pesado da Fama”, do Museu do Troféu e das exposições de carros GT3, Stock Car, carros antigos e de caminhões da Fórmula Truck.

A programação festiva segue à noite em Interlagos. A partir das 19h, um coquetel reunirá pilotos e dirigentes que escreveram suas histórias no traçado paulistano.


Atividades sociais

Não é só de velocidade que vive o autódromo. O espaço, uma das maiores áreas públicas da Cidade, já conta com diversas atividades e eventos esportivos destinados à população que vive no entorno do local. Esses programas sociais são de responsabilidade da São Paulo Turismo e da Prefeitura de São Paulo.

Os planos da atual administração são aumentar o número e a diversidade de atividades e consolidar a integração de mais este espaço público com a comunidade. A intenção é transformar os mais de um milhão de metros quadrados que compõem Interlagos em um grande parque, com programação diversificada durante o ano todo.


Leia mais:
Autódromo de Interlagos faz 70 anos com segurança e modernidade


collections
Galeria de imagens