Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 14 de Maio de 2010 | Horário: 14:20
Compartilhe:

Cãominhada comemora um ano neste domingo

Para comemorar um ano do projeto Cãominhada a coordenadoria do Programa de Bem - Estar Animal realizará uma palestra neste domingo (16/5) sobre a posse responsável de animais. Depois da palestra será a vez do passeio no Centro de Controle de Zoonoses.
Neste domingo (16/5), o projeto Cãominhada comemora um ano. Além do tradicional passeio de cães, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) programou a palestra "Abandono e Posse Responsável", que será ministrada pela médica veterinária Rita Garcia, atual coordenadora do Programa de Bem- Estar Animal (Probem), criado em julho de 2009.

Dentro de um órgão público, a Cãominhada é uma iniciativa pioneira na cidade e faz parte de uma série de programas implantados no CCZ de São Paulo. O objetivo é proporcionar bem-estar aos 350 animais ali internados à espera de adoção.

Após doze meses de trabalho, a Cãominhada conta hoje com a participação de cerca de 1.500 passeadores-voluntários e já envolveu mais de 2 mil cães castrados, vacinados, vermifugados, com RGA, microchipados e já preparados para adoção.

Para se ter uma ideia da evolução do projeto, no primeiro dia de implantação da Cãominhada, em 17 de maio do ano passado, somente 23 cães puderam usufruir os benefícios desse passeio e, hoje, cerca de 250 animais são beneficiados todos os domingos.

Com a Cãominhada, os animais fazem exercícios e aliviam o estresse natural do ambiente, além de proporcionar uma melhor interação com o ser humano, tornando-os mais sociáveis para facilitar o processo de adoção.

Os passeios são feitos das 10h às 12h15, nas dependências do CCZ, com a participação de funcionários, convidados, monitores-voluntários e passeadores-voluntários.

Exemplo de iniciativa

A Cãominhada, além de ser uma bem-sucedida parceria entre poder público, trabalho voluntário e participação da sociedade civil, serviu de inspiração para que outras ações fossem implantadas nos últimos meses, no CCZ de São Paulo, como o "Educacão", projeto realizado voluntariamente pelo cinotécnico Jorge Pereira e que visa à reeducação comportamental dos animais que ali se encontram.

Passeios diários com 75 pit bulls e outras raças de grande porte com registro de potencial agressividade são realizados pela equipe de agentes de apoio do veterinário-responsável pelo setor, dr. Vinicius S. Tsutsui. Outros 45 cães podem tomar banhos de sol em solários instalados no local.

Com a participação efetiva da população, os animais têm maior oportunidade de serem adotados, uma vez que os passeadores acabam exercendo um papel muito importante: o de multiplicadores na divulgação do trabalho desenvolvido pelo CCZ para adoção de animais de estimação (cão, gato ou cavalo).

Atualmente, o canil coletivo conta com cerca de 250 cães; o individual, com 144, e o gatil, com cerca de 100 gatos - todos à espera de um novo lar.

Serviço

Cãominhada comemora um ano
Data: domingo, 16 de maio
Horários: 9h (palestra educativa - obrigatória), 9h30 (palestra: "Abandono e Posse Responsável")
Local: Centro de Controle de Zoonoses
Endereço: Rua Santa Eulália, 86, Santana
Traje (obrigatório): calça de moletom ou jeans, camiseta e tênis
Inscrições antecipadas: 3397-8900/8920 ou pelo site www.prefeitura.sp.gov.br/probem


collections
Galeria de imagens