Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Terça-feira, 29 de Junho de 2010 | Horário: 11:06
Compartilhe:

Biblioteca do Jardim Vera Cruz passa por reformas

A biblioteca, inaugurada há 18 anos, está passando por reformas e melhorias. Haverá calçamento novo, pintura e revitalização da praça. Seu acervo conta com 3.800 livros em bom estado de conservação, conquistados a partir de doações.
A biblioteca pública da Subprefeitura de São Mateus está passando por reformas e melhorias. Atualmente o acervo conta com 3.800 livros em bom estado de conservação, todos conquistados a partir de doações de voluntários do bairro.

Os livros estão à disposição para todos os cidadãos interessados.

A biblioteca foi inaugurada há 18 anos, no antigo prédio da subprefeitura, quando ainda se chamava regional, e completa cinco anos no atual. Localizada no Jardim Vera Cruz, a biblioteca está recebendo calçamento novo, pintura, reformas em alvenaria e até a revitalização de uma praça que fica nos fundos do terreno, em parceria com a Unidade de Áreas Verdes.

E mesmo com a reforma a todo vapor, os freqüentadores não se incomodam e continuam circulando pelo local para buscar livros, como é o caso do pequeno Paulo Bueno, 9 anos de idade e freqüentador assíduo da biblioteca: “Quando eu preciso de um livro eles me emprestam e me ajudam bastante”. O estudante da 4ª série estava fazendo um trabalho sobre a Copa do Mundo e as bandeiras dos países. A mãe, Vera Lucia, enfatiza: “O atendimento é muito bom, eles ajudam o Paulo em tudo o que ele precisa”.

O número de atendimento da biblioteca é bastante variado, o recorde foi de 22.000 pessoas em apenas um ano. Por semana são atendidas mais de 200 pessoas. Algumas delas com a intenção de estudar para provas de vestibular ou concursos públicos. A classificação do acervo conta com livros sobre pedagogia, história, química, religião, psicologia, culinária, artesanato, política, filosofia, infantil, infanto-juvenil, autores nacionais, autores internacionais e diversas enciclopédias.

Além de cuidar da biblioteca circulante, Silvia Regina, bibliotecária e documentarista responsável pela biblioteca São Mateus, organiza alguns eventos voltados à cultura e cidadania, como a “Caminhada do Verde, plante uma árvore e leia um livro”, que será realizado em setembro, e o “Recital poético da melhor idade”, no qual um grupo de idosos da região de São Mateus recita poemas de autoria própria. O evento será na primeira semana de julho, no prédio já reformado.

Para ter livre acesso à biblioteca basta comparecer com um comprovante de residência e o RG original, caso for menor de 16 anos precisa da autorização do responsável. O usuário matriculado pode ficar até oito dias com o mesmo livro e renovar o prazo, caso precise. O limite é de três livros por vez. A biblioteca pública da Subprefeitura de São Mateus fica na rua Fortaleza de Itapema, 268, Jardim Vera Cruz, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


collections
Galeria de imagens