Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 16 de Julho de 2010 | Horário: 15:09
Compartilhe:

São Paulo sedia o 13º Festival do Japão

Durante três dias, o Festival do Japão em São Paulo apresentará vários aspectos do país, incluindo a gastronomia, arte, cultura e música. O evento busca manter as tradições da cultura japonesa e divulgar conhecimento para as novas gerações.
Neste sábado (17/7) será aberto oficialmente o 13º Festival do Japão em São Paulo. A cerimônia de abertura será realizada às 12h com a presença da prefeita em exercício de autoridades brasileiras e japonesas. Este é um dos maiores eventos de cultura nipônica do mundo.

Promovido pela Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Keren), o evento tem como objetivo é divulgar a cultura japonesa, apoiar entidades e projetos assistenciais, além de buscar manter tradições e conhecimentos para as novas gerações. Durante três dias, são apresentados vários aspectos do Japão, incluindo a gastronomia, arte, cultura, música, além de palestras e workshops.

História

O Festival do Japão foi realizado pela primeira vez em 1998, comemorando os 90 anos da imigração japonesa no Brasil. Os primeiros imigrantes japoneses partiram da cidade de Kobe e chegaram ao porto de Santos em 18 de junho de 1908, depois de 52 dias de viagem. O grupo era formado por 781 pessoas de 165 famílias. Desde então, os japoneses e descendentes se integraram e imprimiram sua marca na cultura brasileira, exercendo atividades importantes na agricultura, comércio e indústria.

Atualmente, 1,5 milhão de nipo-brasileiros vivem no Brasil. Esta é considerada a maior comunidade de japoneses e descendentes fora do Japão, de acordo com o Centro de Estudos Nipo-Brasileiros. Aproximadamente 75% dos descendentes estão concentrados no Estado de São Paulo (sendo 40% somente na Grande São Paulo), e 15% da população encontra-se no Sul do Brasil, com grande concentração no Paraná, e os 10% restantes em outros estados. De acordo com dados de 2006 do Ministério da Justiça do Japão, 313 mil nipo-brasileiros estão em território japonês trabalhando como dekasseguis (trabalhadores temporários).

A riqueza cultural é o tema do Festival do Japão 2010. Um dos principais destaques deste ano é a comemoração dos 50 anos da Associação Cultural e Recreativa Nara Kenjinkai do Brasil, que celebra o cinquentenário no mesmo ano em que a Província de Nara comemora 1.300 anos. Nara foi a primeira capital do Japão, de 710 a 794, e o ano de 2010 marca o 1.300° aniversário da transferência da capital para Nara Heijo-kyo. No Japão, serão realizados eventos internacionais nas ruínas do Palácio Heijo, um local de patrimônio mundial, assim como em outros pontos da província.

Japão

O Japão é um país insular, formado por um arquipélago que compreende quatro grandes ilhas: Honshu, Shikoku, Kyushu e Hokkaido, e mais 6.848 pequenas ilhas. Com uma população de pouco mais de 127 milhões de pessoas, é considerado o décimo país mais populoso do mundo.

O país está dividido em oito regiões seguindo de norte para sul, que são: Hokkaido, Tohoku, Kanto, Chubu, Kansai, Chugoku, Shikoku e Kyushu. Ainda que o Japão seja dividido nessas oito regiões, administrativamente o país é formado por 47 províncias, e cada uma delas possui características culturais próprias, como sua arte regional, prato típico, dialeto e tradições próprias.

Serviço

Abertura do 13º festival do Japão em São Paulo
Data: Sábado, 17 de julho
Horário: 12h
Local: Centro de Exposições Imigrantes - Rodovia dos Imigrantes


collections
Galeria de imagens