Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Quarta-feira, 21 de Julho de 2010 | Horário: 11:31
Compartilhe:

São Mateus cria núcleo de castração e vacinação de cães e gatos

O primeiro Núcleo de Esterilização Cirúrgica e Vacinação de Cães e Gatos descentralizado foi criado pela Subprefeitura em parceria com a Secretaria da Saúde. Serão feitas castrações gratuitas, esperando-se que cheguem a 60 por mês.
A Subprefeitura de São Mateus criou, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, o Núcleo de Esterilização Cirúrgica e Vacinação de Cães e Gatos, o primeiro descentralizado na cidade de São Paulo.

Inaugurado no último dia 12, o objetivo do núcleo é realizar cirurgias de esterilização (castração) gratuitas de cães e gatos para evitar o crescimento desenfreado da população animal no bairro.

A nova unidade ampliará o número de castrações feitas na Capital. Em 2009, a Prefeitura realizou 42 mil cirurgias por meio de parcerias e convênios com ONGs e clínicas veterinárias.

O centro cirúrgico foi construído em área cedida pela Subprefeitura de São Mateus, que contribuiu para a adequação do espaço. No início, a capacidade do centro será de 2 sessões por semana, sendo que cada sessão castrará até 5 animais. A expectativa é que sejam feitas 60 castrações por mês. Caso a demanda aumente, existe a idéia de fazer um mutirão da castração, com a participação de ONGs e empresas relacionadas.


Uma vitória da comunidade

A criação desse serviço é resultado de um trabalho feito há seis anos, desde 2004, pela comunidade junto ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A esterilização de cães e gatos é uma das opções para o controle dessa população, que vem crescendo e gira hoje em torno de 2,4 milhões de cães e 600 mil gatos com proprietários, na Cidade, segundo pesquisa da USP em parceria com a Covisa. A medida visa a diminuir crias indesejáveis e o abandono desses animais, cujo aumento redunda em problema de saúde pública para as grandes cidades, em especial nas áreas de periferia.


collections
Galeria de imagens