Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 2 de Agosto de 2010 | Horário: 09:05
Compartilhe:

Centro Olímpico ganha pista de atletismo com padrão internacional

A nova pista do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa possui medidas oficiais e piso de borracha reciclada, como a do Estádio Olímpico de Berlim. A pista recebeu certificação Classe 1 da Associação das Federações de Atletismo.
O prefeito de São Paulo inaugurou na última sexta-feira (30/07) a nova pista de atletismo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP). Totalmente reformada, ela possui medidas oficiais e piso de borracha reciclada idêntico ao do Estádio Olímpico de Berlim, onde Usain Bolt bateu dois recordes mundiais em 2009.

"Esta pista representa que estamos alcançando nossas metas de dar ao cidadão que mora em São Paulo a oportunidade de praticar esporte em equipamentos reformados, modernos. Esta pista pode ser considerada uma das mais modernas do País e servirá de fomento para o esporte brasileiro", disse o prefeito.

Foram investidos R$ 4,3 milhões nas obras da pista e, além da troca do piso, foram executadas a restauração do gramado central, a instalação de novo sistema de iluminação, a construção de muros de arrimo e a drenagem e captação de água da chuva. Com as obras de modernização, a pista recebeu certificação Classe 1 da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF). O equipamento é o único com essa certificação em funcionamento na Cidade.

Para obter essa certificação, a pista teve de atender a diversas exigências da IAAF, entre elas a análise do tipo do piso, área para aquecimento, saltos e arremessos, materiais fixos, obstáculos do fosso, tábuas de impulsão e encaixe do salto com vara. "Essa pista é ótima, uma das mais rápidas que temos em comparação com outras do mundo. A anterior tinha muitas falhas, era muito antiga. Não tem comparação", comentou a campeã olímpica de salto em distância Maurren Maggi.

A partir de agora o local pode receber importantes competições nacionais e internacionais de atletismo, como o Campeonato Pan-Americano, Sul-Americano, Gran Prix e Troféu Brasil de Atletismo. O novo sistema de iluminação possibilitará também a realização de provas e treinos noturnos. "A entrega desta pista é o sonho de muitos atletas. É importante que eles possam treinar em um espaço com o mesmo nível nos quais eles disputam as competições internacionais. Além disso, damos a oportunidade dos novos atletas poderem se qualificar melhor", disse o secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação.

O projeto prevê ainda uma segunda etapa de obras, com a reforma completa do antigo campo de futebol, que ganhará grama sintética, recuperação estrutural da arquibancada para 1.600 espectadores e instalação de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O mesmo espaço abrigará vestiários, sala de controle de dopagem, sala de imprensa e academia de boxe.

"Se você não tem investimento, infra-estrutura e nem equipamentos de qualidade para que os atletas possam treinar, você não fortalece o esporte, que também é uma ferramenta de inclusão social. Quando o poder público investe em seus equipamentos fortalece a democracia e dá oportunidade para que todos possam praticar esporte por lazer, saúde ou profissionalmente", defendeu o prefeito.


Festival de Velocidade e Saltos

Para marcar a inauguração da pista do COTP, foi organizado um Festival de Velocidade e Saltos. A prova de saltos marcou a volta da esportista Maurren Maggi às competições da Confederação Brasileira de Atletismo (CBA). Ela estava parada há um ano em conseqüência de uma operação no joelho. A esportista esteve presente na cerimônia de inauguração e ressaltou a importância da pista para os novos atletas.

"O fato de nós termos uma Olimpíada em 2016 no Brasil deixa a criançada esperançosa de que as coisas estão melhorando e essa pista dará uma boa estrutura. Eles têm de ver que em 2016 o Brasil vai brilhar e que eles podem participar desse momento", disse Maurren Maggi.

Durante todo o dia atletas de todo País participaram das provas de velocidade e salto. As provas contabilizam pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Atletismo e servem como preparação para o Campeonato Estadual e para o Troféu Brasil.


collections
Galeria de imagens