Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 17 de Setembro de 2010 | Horário: 10:28
Compartilhe:

Terreno municipal é cedido ao Graacc para a ampliação dos atendimentos complexos

A lei garante a cessão de um terreno da Prefeitura, de 4.191 m² localizado na rua Borges Lagoa, ao Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc). A medida aumentará a capacidade de atendimento de casos de câncer de alta complexidade.
O prefeito de São Paulo assinou nesta quinta-feira (16/9) a lei que garante a cessão de terreno da Administração para o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc). A medida aumentará a capacidade de atendimento de casos de câncer de alta complexidade como tumores do sistema nervoso central, tumores ósseos, oculares, leucemias entre outros.

"Tudo que é possível no campo legal e de contribuição com trabalhos sociais praticados pela sociedade civil a Prefeitura apóia. O Graacc contribui há muitos anos com a cidade de São Paulo e com o país oferecendo serviços de qualidade na área médica e ajudando crianças e jovens a retomarem suas vidas. Para a Prefeitura é uma satisfação muito grande poder ajudar em uma ação de solidariedade tão expressiva", disse o prefeito.

O terreno de 4.191 m² fica localizado na rua Borges Lagoa, Vila Mariana, e será usado na ampliação do Instituto de Oncologia Pediátrica (IOP) do Graacc. Entre as medidas estão o aumento do número de leitos, a instalação de tratamento radioterápico infantil, um centro cirúrgico especializado em tumores cerebrais, uma área para reabilitação e pesquisa (genética, biológica, cirúrgica, patológica e clínica), além da instalação do Centro de Transplante de Medula Óssea. A primeira fase da expansão terá seis andares e estará pronta em 2011. A segunda fase entrará em operação em 2015.

O Instituto de Oncologia Pediátrica (IOP) do Gracc é administrado em parceria técnico-científica com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e realiza anualmente 18 mil consultas médicas, mais de mil cirurgias, mais de 30 transplantes de medula e mais de 11 mil sessões de quimioterapia. Os pacientes podem contar ainda com o atendimento de serviço social, uma escola móvel que ministra aulas particulares dentro do hospital e atendimento multiprofissional para ajudar na retomada da rotina escolar e social.

Há 19 anos o Graacc é reconhecido pelos expressivos resultados na cura do câncer infanto-juvenil com cerca de 70% de cura dos casos, índice semelhante a instituições de saúde européias e norte-americanas. Em média, o Graacc atende 300 novos casos por ano, sendo 90% dos pacientes procedentes do Sistema Único de Saúde (SUS). "Estamos ganhando um presente hoje da Prefeitura e que representa um selo de confiança para continuarmos prestando um serviço de qualidade. A nossa idéia é ser um hospital de alta resolubilidade que faz aquilo que os outros não fazem: curar casos de câncer complexos e de crianças que não conseguem ser tratadas na cidade onde moram", disse Antonio Sérgio Petrilli.


collections
Galeria de imagens