Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Segunda-feira, 20 de Setembro de 2010 | Horário: 11:09
Compartilhe:

Programa Remédio em Casa presta atendimento diferenciado aos usuários da Morada Nova Luz

Mensalmente, uma equipe do programa de Estratégia de Saúde da Família visita os idosos da Morada Nova Luz levando medicamentos para hipertensão, diabetes, dislipidemia e hipotireoidismo, para pacientes controlados e estáveis, acompanhados pelo serviço de saúde.
Com um conceito inovador no atendimento aos idosos, a Morada Nova Luz cumpre o papel de acolher e incentivar seus moradores a retomar a independência e reconquistar seu espaço na sociedade. Instalado em um edifício de oito andares, com 35 apartamentos com banheiros, o local recebe a visita periódica de uma das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde República, que realiza o atendimento de saúde dos moradores. Entre os serviços oferecidos pela equipe de saúde está o Programa Remédio em Casa, que consiste na entrega domiciliar de medicamentos para hipertensão, diabetes, dislipidemia e hipotireoidismo, para pacientes controlados e estáveis, acompanhados pelo serviço de saúde.

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Secretaria Municipal da Saúde e a Organização Social Associação Aliança de Misericórdia possibilitou o cadastramento no ‘Remédio em Casa’ dos pacientes que preenchem os critérios estabelecidos pelo programa.

Trata-se de um projeto inovador realizado na Morada Nova Luz, pelas características de seus moradores: independentes, esclarecidos quanto à sua condição de saúde, ativos, possuem endereço fixo e a equipe de ESF está bem treinada e atuante de forma muito presente no local. Atualmente, o equipamento, localizado na rua Helvetia, 234, Campos Elíseos, acolhe 98 usuários da rede socioassistencial da Smads, entre homens e mulheres, acima de 60 anos. "Desde junho a equipe, composta por um médico, dois auxiliares de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde, atua na Morada Nova Luz. Na retaguarda há um assistente social e um farmacêutico da nossa unidade", explica Tatiana Ferraz de Araújo Alecrim, gerente da UBS República.

Visita mensal

Mensalmente, a equipe de saúde visita e cuida dos pacientes em geral, não apenas daqueles atendidos pelo Programa Remédio em Casa. "Os idosos requerem mais cuidados, então realizamos um levantamento para identificar a necessidade, na área da saúde, de cada um dos moradores", diz Juliene Salione Silveira da Silva, assistente social da UBS República.

Roberto Aparecido dos Santos, da ONG Associação Aliança de Misericórdia e coordenador da Morada Nova Luz, afirma que esta parceria é de grande valia para os idosos. "É uma resposta rápida às necessidades de cada usuário. A equipe vem até aqui pelo menos duas vezes ao mês e atende a todos. Diariamente, uma agente comunitária de saúde realiza visitas e orienta os pacientes quanto aos horários corretos das medicações, queixas de saúde e atualização de cadastros. Atualmente, 14 idosos são atendidos pelo programa Remédio em Casa", diz Santos.

"Tenho hipertensão e preciso de cuidados. O médico vem me visitar. A agente de saúde vem todos os dias aqui para ver se estou bem e se tomo os remédios que foram receitados. Sou obediente e faço tudo direitinho. Estou feliz", conta Norma Junqueira Barbosa, 72 anos, paciente do Programa Remédio em Casa.

"Aqui é um lugar muito bom pra viver. Agora temos o atendimento médico todos os meses. Não preciso sair para fazer uma consulta. Somente para realizar exames ou passear. Os enfermeiros são muito atenciosos conosco", declara Alice Molina, 75 anos.

Todo o atendimento aos pacientes cadastrados no Programa Remédio em Casa é relatado em uma planilha de acompanhamento geral. Nela estão contidos o cadastramento por ordem cronológica e por equipes, o nome do paciente, telefone, data de início do tratamento e quando terá retorno. "Quando faltam dez dias para o cadastro do paciente expirar, entramos em contato com a equipe para realizar a visita ao Morada Nova Luz", revela Elton, farmacêutico da UBS República.

Programa Remédio em Casa

O Programa Remédio em Casa (PRC), da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS), consiste na entrega domiciliar de medicamentos em quantidades suficientes para o período de 90 dias para portadores de doenças/patologias crônicas; estáveis e controlados clinicamente; em acompanhamento nas Unidades de Saúde. Os principais objetivos do programa são garantir o acesso mais efetivo aos medicamentos e organizar o atendimento contínuo aos portadores de doenças/patologias crônicas.


collections
Galeria de imagens