Secretaria Especial de Comunicação
Restrição de motos na Marginal Tietê reduz acidentes em 66%
Balanço da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), feito um mês após o início da fiscalização dessa proibição, aponta queda de 66% no número de acidentes com esse tipo de veículo nesse corredor em relação a período semelhante de 2009.
Números mostram que a decisão de proibir a circulação de motocicletas na pista expressa da Marginal Tietê vem atingindo o principal objetivo da medida, que é a redução do número de acidentes de trânsito e de mortes no mais importante corredor de tráfego da Cidade de São Paulo. Balanço da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), feito um mês após o início da fiscalização dessa proibição, aponta queda de 66% no número de acidentes com esse tipo de veículo nesse corredor em relação a período semelhante de 2009.
No período de 16 de agosto a 15 de setembro deste ano, a soma de acidentes envolvendo motocicletas nas pistas local, central e expressa foi de 48 (39 com vítimas e 9 sem vítimas). De 17 de agosto (segunda-feira) a 16 de setembro de 2009 (quarta-feira), o número de acidentes foi de 142. Nenhum dos períodos teve registro de acidentes com vítima fatal.
Por ser a principal via da cidade, com 23,5 quilômetros de extensão em cada sentido, e a que concentra o maior volume de veículos, com 1,2 milhão de viagens por dia, a Marginal Tietê também é o corredor que registra o maior número de acidentes e de mortes no trânsito. Por ela circulam, diariamente, 350 mil veículos, sendo 70 mil caminhões e 36 mil motos.
A autuação dos motociclistas que burlam a restrição começou a ser feita pela CET e pelo Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) no dia 16 de agosto. Antes, a partir do último dia 2 de agosto, a medida vigorou em caráter educativo. Nesse mês de validade, foram autuados 717 motociclistas burlando a proibição nos dias úteis.
Fiscalização
Divididos em três turnos, 42 agentes de trânsito da CET e 23 policiais militares do CPTran estarão posicionados diariamente em pontos estratégicos e nos principais acessos das pistas central para a expressa da Marginal Tietê para fiscalizar os motociclistas que desrespeitarem a nova regulamentação. Transitar em local e horário não permitidos pela regulamentação é uma infração média, com perda de 4 pontos na carteira e multa de R$ 85,12.
Conscientização e Segurança
A conscientização é a principal ferramenta para mudar o comportamento dos motociclistas e, assim, diminuir a quantidade de vítimas de acidentes de trânsito. Além de campanhas para reduzir o número de acidentes, a CET também desenvolve constantemente cursos e palestras para condutores no próprio Centro de Treinamento e Educação no Trânsito (CETET), entre os quais: direção defensiva para motoristas, pilotagem segura para motociclistas, condutores de motofrete, e curso de segurança para ciclistas. Os cursos são gratuitos e os interessados podem se inscrever por telefone.
Tendo em vista que um dos grandes desafios do trânsito de São Paulo é conciliar o tráfego das motocicletas com os demais veículos, a Secretaria Municipal de Transportes implantou mais um corredor exclusivo para motos na cidade: a motofaixa do corredor Vergueiro/Liberdade. Com o objetivo de garantir a segurança dos motociclistas, a nova motofaixa serve de alternativa ao grande fluxo de motos da Avenida 23 de Maio e proporciona mais segurança para o tráfego da cidade em geral ao atender a demanda de motociclistas provenientes da Vila Mariana e da Liberdade, por exemplo.
A decisão de criar essa faixa exclusiva foi tomada a partir da avaliação do desempenho da motofaixa das avenidas Sumaré/Paulo VI, implantada no final de 2006. Os números comprovam que a motofaixa proporciona mais segurança e conforto para todos os veículos, reduzindo o número de acidentes, tanto para as motocicletas quanto para carros
No período de 16 de agosto a 15 de setembro deste ano, a soma de acidentes envolvendo motocicletas nas pistas local, central e expressa foi de 48 (39 com vítimas e 9 sem vítimas). De 17 de agosto (segunda-feira) a 16 de setembro de 2009 (quarta-feira), o número de acidentes foi de 142. Nenhum dos períodos teve registro de acidentes com vítima fatal.
Por ser a principal via da cidade, com 23,5 quilômetros de extensão em cada sentido, e a que concentra o maior volume de veículos, com 1,2 milhão de viagens por dia, a Marginal Tietê também é o corredor que registra o maior número de acidentes e de mortes no trânsito. Por ela circulam, diariamente, 350 mil veículos, sendo 70 mil caminhões e 36 mil motos.
A autuação dos motociclistas que burlam a restrição começou a ser feita pela CET e pelo Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) no dia 16 de agosto. Antes, a partir do último dia 2 de agosto, a medida vigorou em caráter educativo. Nesse mês de validade, foram autuados 717 motociclistas burlando a proibição nos dias úteis.
Fiscalização
Divididos em três turnos, 42 agentes de trânsito da CET e 23 policiais militares do CPTran estarão posicionados diariamente em pontos estratégicos e nos principais acessos das pistas central para a expressa da Marginal Tietê para fiscalizar os motociclistas que desrespeitarem a nova regulamentação. Transitar em local e horário não permitidos pela regulamentação é uma infração média, com perda de 4 pontos na carteira e multa de R$ 85,12.
Conscientização e Segurança
A conscientização é a principal ferramenta para mudar o comportamento dos motociclistas e, assim, diminuir a quantidade de vítimas de acidentes de trânsito. Além de campanhas para reduzir o número de acidentes, a CET também desenvolve constantemente cursos e palestras para condutores no próprio Centro de Treinamento e Educação no Trânsito (CETET), entre os quais: direção defensiva para motoristas, pilotagem segura para motociclistas, condutores de motofrete, e curso de segurança para ciclistas. Os cursos são gratuitos e os interessados podem se inscrever por telefone.
Tendo em vista que um dos grandes desafios do trânsito de São Paulo é conciliar o tráfego das motocicletas com os demais veículos, a Secretaria Municipal de Transportes implantou mais um corredor exclusivo para motos na cidade: a motofaixa do corredor Vergueiro/Liberdade. Com o objetivo de garantir a segurança dos motociclistas, a nova motofaixa serve de alternativa ao grande fluxo de motos da Avenida 23 de Maio e proporciona mais segurança para o tráfego da cidade em geral ao atender a demanda de motociclistas provenientes da Vila Mariana e da Liberdade, por exemplo.
A decisão de criar essa faixa exclusiva foi tomada a partir da avaliação do desempenho da motofaixa das avenidas Sumaré/Paulo VI, implantada no final de 2006. Os números comprovam que a motofaixa proporciona mais segurança e conforto para todos os veículos, reduzindo o número de acidentes, tanto para as motocicletas quanto para carros
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