Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 27 de Setembro de 2010 | Horário: 10:03
Compartilhe:

Integradas, UBS e AMA de Vila Silvia são inauguradas pelo prefeito

Foi inaugurada na sexta-feira (24/9) a Unidade Básica de Saúde (UBS) e a Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Vila Silvia, em Cangaíba. Os dois equipamentos funcionarão no mesmo prédio e juntos terão capacidade para realizar cerca de 9 mil consultas por mês.
O bairro de Vila Silvia, em Cangaíba, na Zona Leste de São Paulo, ganhou na sexta-feira (24/9) uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA). Inaugurados pelo prefeito de São Paulo, os equipamentos serão referências para uma população de aproximadamente 35 mil pessoas. Os dois serviços, juntos, terão capacidade para realizar cerca de 9 mil consultas médicas por mês.

"É um benefício extraordinário para a região. Esse equipamento não foi reformado ou recuperado: ele é novo. Esse terreno foi cedido pela CDHU em 2002. Quando estivemos aqui em 2005 tomamos essa providência (a construção da UBS e da AMA). Trouxemos um parceiro (a organização social Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo - Seconci), que construiu o imóvel e hoje estamos abrindo para o público um serviço de grande porte", afirmou o prefeito.

Na UBS, o prefeito conheceu os consultórios de psiquiatria, odontologia, pediatria, clínica geral e ginecologia, além dos espaços destinados à vacinação, ultrassonografia e farmácia. Na AMA, o chefe do Executivo Municipal vistoriou as instalações para radiografia, regulação, salas de observação para adultos e crianças, consultórios de pediatria e clínica geral, além de espaços para recepção, medicação, curativo, inalação e emergência.

O fato da UBS e da AMA de Vila Silvia serem integradas também foi citado pelo prefeito. "O foco de atuação da AMA é justamente o atendimento primário, para que as pessoas não precisem ir a um pronto-socorro ou a um hospital para casos que não sejam graves. A UBS já faz a parte do acompanhamento. São ações distintas, mas complementares. Como estão próximas, a população acaba ganhando na qualidade do serviço prestado".

O secretário municipal de Saúde, Januario Montone, acompanhou o prefeito na inauguração da 116ª AMA e 439ª UBS da gestão - iniciada em 2005. Para ele, as unidades da Vila Silvia têm diferenciais importantes. "Esse conjunto é especial porque também conta com um destacado atendimento odontológico e com um serviço voltado à psiquiatria. Com isso, teremos um ganho imediato para toda a região e para a cidade".

Perfil da UBS/AMA Vila Silvia

A nova UBS/AMA Vila Silvia contará com um psiquiatra e um psicólogo, além de clínico geral, pediatra e ginecologista. O serviço dispõe de seis dentistas e quatro auxiliares de cirurgiões-dentistas. Os equipamentos de saúde disponibilizarão também exames de diagnóstico por imagem, como ultrassonografia e raio-x. Para a construção e compra de mobiliário das unidades, foram investidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mais de R$ 2 milhões (R$ 2.028.912,28).

Com a inauguração desta sexta-feira, a região da subprefeitura da Penha (onde está situada a Vila Silvia) passa a contar com 39 serviços de saúde - entre AMAs, UBS, CAPS, Centro de Especialidade Odontológica (CEO), Núcleo Integrado de Reabilitação (NIR), Núcleo Integrado de Saúde Auditiva (NISA) e CECCOs.

A nova UBS funcionará de segunda à sexta-feira, das 7 às 19 horas, enquanto a AMA atenderá a população de segunda à sábado, também das 7 às 19 horas. O centro de saúde está localizado na Rua Belém Santos, 222, na Vila Silvia.


collections
Galeria de imagens