Secretaria Especial de Comunicação

Sexta-feira, 5 de Novembro de 2010 | Horário: 16:27
Compartilhe:

Emerson Fittipaldi passará a nomear reta de chegada em Interlagos

O piloto paulistano Emerson Fittipaldi, campeão da Fórmula 1 em 1972 e 1974, celebra os 40 anos de sua primeira vitória na categoria máxima do automobilismo. Para marcar a data, a reta dos boxes de Interlagos paaará aser chamada de ''Reta de Chegada Emerson Fittipaldi''.
O prefeito de São Paulo esteve nesta sexta-feira (5/11) no Autódromo de Interlagos, na Capital, onde homenageou o piloto paulistano Emerson Fittipaldi. Campeão da Fórmula 1 em 1972 e 1974, Fittipaldi celebra os 40 anos de sua primeira vitória na categoria máxima do automobilismo. Para marcar a data, Kassab nomeou a reta dos boxes de Interlagos como "Reta de Chegada Emerson Fittipaldi". Uma placa alusiva ao feito foi fixada no local.

O chefe do Executivo Municipal lembrou das conquistas do piloto nas pistas mundo afora e ressaltou o pioneirismo de Fittipaldi no automobilismo. "O Emerson é um grande brasileiro, um cidadão exemplar. Hoje temos a oportunidade de homenageá-lo e agradecê-lo por todos os momentos de muita alegria que ele trouxe para o Brasil", disse o prefeito.

Emocionado, o bicampeão agradeceu ao prefeito pelas palavras e pela honraria. "É um prazer muito grande receber da Prefeitura essa homenagem. Estou muito orgulhoso e muito honrado. Interlagos é o lugar onde comecei a correr com 14 anos de idade", afirmou Fittipaldi, de 64 anos, ao lado de seu maior rival nas pistas, o tricampeão Jackie Stewart, e do presidente da Formula One Management (FOM), Bernie Ecclestone.

Ainda como parte da celebração dos 40 anos da primeira vitória brasileira na F1, Fittipaldi desfilará com o Lotus 72 neste sábado (6) e domingo (7) em Interlagos. Na última terça (2), o bicampeão andou pelas ruas da Capital com o modelo, que recebeu a pintura preta e dourada da conquista do Mundial de 1972. Em 1970, o carro de Fittipaldi levava as cores vermelha e branca.

Marcas de uma vitoriosa carreira

A conquista de Fittipaldi no GP dos Estados Unidos, no circuito de Watkins Glen, em 4 de outubro de 1970, foi a primeira da lista de pilotos brasileiros na categoria máxima do automobilismo - que hoje ostenta 101 vitórias (somam-se aos 14 triunfos de Fittipaldi os 41 de Ayrton Senna, 23 de Nelson Piquet, 11 de Rubens Barrichello, 11 de Felipe Massa e 1 de José Carlos Pace).

A bordo de um Lotus 72, o Rato - alcunha dada ao piloto - venceu em sua quarta corrida na carreira. A conquista do topo do pódio nos Estados Unidos possibilitou que o companheiro de Fittipaldi, o austríaco Jochen Rindt, conquistasse o título daquela temporada de maneira póstuma - o piloto morreu durante os treinos do GP da Itália de 1970.

Dois anos depois, Fittipaldi se consagraria campeão mundial com a mesma Lotus. Em 1974, o brasileiro repetiria a dose - desta vez, a bordo de um McLaren. O bicampeão deixou a Fórmula 1 em 1980. Em 1984, retornou às pistas na Fórmula Indy. Foi campeão da categoria em 1989 e duas vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis. Abandonou a carreira em 1996, após fraturar a vértebra em um acidente nas 500 Milhas de Michigan.


collections
Galeria de imagens