Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2009 | Horário: 09:03
Compartilhe:

Subprefeitura do Jabaquara recebe certificação ISO 9001:2000

A entrega da norma, que padroniza os procedimentos de trabalho para a melhoria do sistema de gestão da qualidade, foi entregue à subprefeitura depois desta ter sido auditada pela SGS ICS Certificadora, para que alcance a satisfação dos clientes.
A Praça de Atendimento garantiu à Subprefeitura do Jabaquara a certificação da ISO 9001:2000, norma que padroniza os procedimentos de trabalho visando a melhoria do sistema de gestão da qualidade.

A entrega da certificação ocorre após a subprefeitura ter sido auditada, pela SGS ICS Certificadora LTDA, acreditada pela United Kingdom Accreditation Service (UKAS), em novembro.

A implantação da norma foi definida no início de 2008, durante o planejamento organizacional da Subprefeitura do Jabaquara, com o objetivo de aperfeiçoar o gerenciamento dos processos internos e, com isso, aumentar a satisfação do cidadão.

"A implantação da ISO é mais um passo rumo à excelência da gestão. Com a padronização dos processos da Praça de Atendimento, buscamos o aumento da qualidade no atendimento e maior satisfação dos nossos clientes. Esse é o nosso principal objetivo", afirma o subprefeito do Jabaquara.

O processo de implantação começou com a capacitação dos servidores e o mapeamento dos processos, para os quais foram estabelecidos os fluxos específicos.

Em outubro, o Núcleo de Gestão e Qualidade da Subprefeitura do Jabaquara, que acompanhou todo o processo coordenado pelo Centro Latino Americano para Excelência e Qualidade (Claeq), formou servidores para atuarem como que auditores internos.

Na auditoria externa, realizada em novembro pela certificadora, foram auditadas a Alta Direção (sub-prefeito e chefia de gabinete), Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade, Unidade de Informática, Unidade de Compras e Supervisão de Gestão de Pessoas.

"A certificação da Praça de Atendimento foi apenas o início deste processo", afirma o subprefeito. Todos os processos da Subprefeitura do Jabaquara estão sendo realinhados de acordo com o sistema de gestão da qualidade. Portanto, em 2009, o número de processos submetidos à auditoria para certificação poderá ser ampliado.


O que é a ISO

A ISO é a sigla para International Organization for Standardization - Organização Internacional de Normalização. Trata-se de uma organização não governamental, fundada em 1947, com sede em Genebra, na Suíça, que normatiza e fiscaliza a normatização de procedimentos em diversos setores.

ISO 9001:2000 é uma norma internacional que fornece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade das organizações. Faz parte de uma série de normas, conhecida como "Série ISO 9000".

Esta norma incentiva a adoção de uma abordagem de processos para o desenvolvimento, implementação e melhoria da eficácia de um sistema de gestão da qualidade. O objetivo principal desse sistema é a satisfação do cliente e consumidor, que no caso da subprefeitura, é o munícipe, o cidadão, o contribuinte.


collections
Galeria de imagens