Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2009 | Horário: 10:01
Compartilhe:

Prefeito participa da abertura da edição brasileira da Campus Party

Em sua segunda edição no país, a feira teve sua abertura na última segunda-feira (19/01) e continua até o próximo domingo (25/01), no Centro de Exposições Imigrantes. A Prefeitura tem seu espaço no evento, levando um estande do Telecentro.
Na última segunda-feira, 19 de janeiro, o prefeito de São Paulo participou da abertura da Campus Party Brasil, edição nacional do maior evento de internet do mundo. A feira, em sua segunda edição no País, acontece até o próximo domingo, dia 25 de janeiro, no Centro de Exposições Imigrantes.

A Prefeitura de São Paulo é apoiadora institucional do evento. "A internet hoje é o principal instrumento do desenvolvimento da tecnologia. A Cidade de São Paulo procura mostrar que é referência na questão do acesso à tecnologia e internet, seja pelo programa Telecentro, seja por programas de inclusão digital nas escolas, o que justifica nossa presença nesse evento. Com a Campus Party, continuamos a evoluir nessa área", disse o prefeito.

A Prefeitura tem seu espaço na feira. Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Participação e Parceria (SMPP) leva o maior programa de inclusão digital do mundo, o Telecentro, para a Campus Party.

No estande do Telecentro, maior do que o de 2008, o visitante poderá se cadastrar e participar dos mais de 70 cursos e oficinas oferecidos pelo programa em uma unidade próxima à sua residência. Mais de 100 profissionais irão se revezar para atender aos visitantes cadastrados.

A tenda estará equipada com 20 computadores com acesso a internet e uma impressora. Quatro desses computadores terão total acessibilidade, destinados a deficientes visuais e físicos: são monitores e softwares que "falam" para pessoas com deficiência visual e teclados especiais para portadores de deficiências motoras, entre outros equipamentos.

Os Telecentros integram a política de inclusão digital da Prefeitura e têm se revelado um mecanismo eficiente na capacitação profissional, na revitalização dos espaços públicos, na democratização do uso de computadores com software livre e acesso à internet. Atualmente, são 303 unidades em todo o Município, com mais de 1,5 milhão de usuários cadastrados.

Para o secretário de Participação e Parceria, a Campus Party oferece uma grande oportunidade para difundir o programa Telecentros. "A idéia é divulgar sua existência. Os Telecentros são um trabalho de inclusão digital muito sério que a Prefeitura tem feito, e portanto nossa pequena participação tem um campo muito adequado nesta festa", afirma o secretário.

Outra novidade é o projeto, gerido pela Fundação para o Desenvolvimento da Tecnologia, Educação e Comunicação (Fundetec) e pela SMPP, de remanufatura de computadores, que capacitou 120 jovens em 2008 e inicia uma nova turma no próximo mês.

Os jovens recebem bolsa de R$ 200 mensais durante os quatro meses do curso, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e do projeto Nós do Centro. São prestados serviços como montagem de mouses, teclados e CDs, testes de placa-mãe e processador e troca de peças das máquinas.

A prefeitura manterá um blog sobre a Campus Party.


Festa atrai curiosos por tecnologia há 12 anos

A Campus Party é um encontro anual realizado desde 1997, que reúne milhares de participantes com a finalidade de compartilhar curiosidades, trocar experiências e realizar todo tipo de atividades relacionadas à tecnologia, à cultura digital e ao entretenimento em rede. Os participantes da Campus Party acampam com seus computadores nas instalações do evento.

Participam do evento estudantes, professores, cientistas, jornalistas, pesquisadores, artistas, empresários e curiosos. Todos buscam as últimas novidades tecnológicas, a troca livre de conteúdos e o compartilhamento de experiências ligadas ao mundo digital.

Após 12 edições na Espanha, a Campus Party iniciou em 2008 seu processo de internacionalização. São Paulo foi a primeira cidade fora da Espanha a receber o evento. "Os brasileiros adoram internet e uma festa. Então, uma festa de internet só pode acontecer aqui", diz Paco Regageles, co-fundador da feira. Ele afirma que espera, numa possível terceira edição brasileira da Campus Party, ultrapassar o recorde de público espanhol, de oito mil pessoas.

O Brasil é um dos países com o maior número de internautas, além de ser o povo que mais horas usa a internet (22,5 horas por mês), segundo os realizadores da feira.


collections
Galeria de imagens