Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2009 | Horário: 17:35
Compartilhe:

Ecoponto Parque Peruche é entregue na região da Casa Verde

Equipamento vai ajudar a eliminar pontos viciados de depósito de entulho na Zona Norte. O Ecoponto Parque Peruche foi implantado em terreno que abrigava uma garagem antiga da Prefeitura. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Já está em funcionamento o primeiro Ecoponto da região da Casa Verde, Cachoeirinha e Limão, que vai ajudar a eliminar pontos viciados de depósito de entulho na Zona Norte. O prefeito de São Paulo inaugurou nesta quarta-feira (21/01) o Ecoponto Parque Peruche, localizado na avenida Engenheiro Caetano Álvares, 3.142.

"Os Ecopontos são importantes alternativas para ajudar a preservar o meio ambiente e evitar alagamentos. São oferecidos pela Prefeitura para estimular as pessoas a depositar o entulho em locais apropriados", disse o prefeito, destacando que a meta é implantar outros quatro pontos de coleta na região da Casa Verde, além de unidades para atender a demanda de toda a Cidade. "Nossa proposta é ter um Ecoponto em cada distrito e avançar com a instalação de unidades em áreas específicas". São 96 distritos nas regiões das 31 subprefeituras.

O Ecoponto Parque Peruche foi implantado em terreno que abrigava uma garagem antiga da Prefeitura. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Cada pessoa tem direito a depositar, a cada dia, até 1 m³ de entulho, como madeiras, móveis velhos, tijolos, restos de cimento, azulejos, poda de árvores e também materiais recicláveis.

O volume diário para cada morador é equivalente a uma caixa d'água de mil litros ou 25% de uma caçamba, utilizada regularmente para coletar esses materiais.

De acordo com o subprefeito da Casa Verde, Cachoeirinha e Limão, existem 28 pontos viciados na região, onde o entulho é depositado clandestinamente. "São locais onde algumas pessoas começaram jogando um saco de lixo, madeira ou um sofá, que foram crescendo e se transformaram em depósito. Em alguns casos, chegam a cobrir uma rua", afirmou.

O subprefeito destacou a importância da conscientização da população para a prática da deposição de entulho e lixo nos locais adequados como forma de evitar enchentes e alagamentos, principalmente nesta época de chuvas. Segundo ele, a subprefeitura deverá ampliar o diálogo com ONGs, associações de moradores e cooperativas de catadores para que o material coletado possa ser direcionado para a reciclagem e reaproveitamento.

"Além de ser crime ambiental, jogar o entulho na rua é uma atitude que afeta toda a comunidade, contribuindo para os alagamentos. Vamos combater assiduamente o depósito irregular de lixo e entulho com educação, divulgação, e depois com fiscalização e até punição por crime ambiental", explicou.

O projeto dos Ecopontos é responsabilidade da Limpurb, que faz a remoção de todo o material coletado. A construção e manutenção dos locais de coleta é feita pelas subprefeituras. São 33 Ecopontos em operação, distribuídos por toda a Cidade. No ano passado, foram recolhidos 51 mil m³ de entulho e outros materiais descartados.

A lista dos Ecopontos pode ser encontrada no link: http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/servicoseobras/projetos/ecoponto/.


collections
Galeria de imagens