Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2009 | Horário: 11:35
Compartilhe:

Subprefeitura de Itaquera constrói pista de caminhada em José Bonifácio

A pista já era solicitada pelos moradores há seis anos, e agora já o frequentam desde o final do ano. Junto com este, outros investimentos foram feitos pela Subprefeitura, como a revitalização de praças e ampliação do Parque do Carmo.
Os moradores do distrito José Bonifácio, em Itaquera, ganharam uma pista de caminhada. Com 1.100 metros de extensão, a pista, que vai da praça Brasil até a estação de trem José Bonifácio, era reivindicação antiga da comunidade. "Há seis anos os moradores e esportistas da região solicitavam esta construção”, explica o subprefeito.

Com a iniciativa, a subprefeitura visa proporcionar aos moradores da região de Itaquera, novas opções para o lazer da comunidade. A pista foi construída no passeio central da avenida Nagib Farah Maluf, que era utilizada precariamente para a prática de exercícios físicos. Devido à grande demanda pelo espaço, a população está freqüentando o local desde o final do ano.

A pista de corrida e de caminhada junta-se a outros investimentos feitos pela prefeitura em Itaquera, como a revitalização de 25 praças e a ampliação do Parque do Carmo.


Benefícios reconhecidos pela comunidade médica

Segundo especialistas da saúde, caminhar mantém as pessoas saudáveis e integradas na sociedade. Além disso, proporciona condicionamento cardiovascular, fortalecendo membros inferiores, e reduz as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL) e aumenta as de colesterol bom (HDL).

Indicada para diabéticos, deve ser praticada de três a quatro vezes por semana, por pelo menos meia hora. Estudos demonstraram que a realização de exercícios reduz os níveis de glicose e melhora a ação da insulina.

Como é uma atividade aeróbia, provoca a oxigenação cerebral e, se realizada rotineiramente, é capaz de liberar endorfinas. Caminhar por 30 minutos, três vezes por semana, pode ser tão eficiente no tratamento de depressão aguda quanto ao uso de medicamentos.

A lista de doenças que a caminhada ajuda a evitar é imensa: acidente vascular cerebral, depressão, ansiedade, osteoporose, artrose, obesidade, diabetes "mellitus", câncer de intestino e intestino preguiçoso. Principalmente, aumenta a eficiência do sistema imunológico, diminui o estresse e combate a depressão.


collections
Galeria de imagens