Secretaria Especial de Comunicação

Segunda-feira, 2 de Fevereiro de 2009 | Horário: 09:21
Compartilhe:

Nova escola ajuda a eliminar terceiro turno em Cidade Dutra

A nova unidade da Zona Sul seguiu projeto que valoriza os espaços e oferece mais conforto aos aluos. A Emef Vila Maria vai eliminar o terceiro turno em outra escola e contribuirá para a redução do número de alunos por sala em outras três.
A volta às aulas para muitas crianças que moram em Cidade Dutra (Zona Sul) vai trazer uma novidade: escola nova e mais tempo de aula. O prefeito de São Paulo vistoriou na última sexta-feira (30/01) as obras praticamente concluídas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vila Maria.

A nova unidade, construída pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) segue novo projeto, que valoriza os espaços e oferece mais conforto aos alunos. A escola tem características semelhantes as das unidades educacionais dos novos CEUs.

“É um novo projeto, com escolas maiores, com mais comodidade, conforto e mais equipamentos para os alunos. Estamos cada vez mais próximos de atingir a meta de eliminar o terceiro turno em todas as escolas, o que pretendemos que seja alcançado até o final deste ano”, destacou o prefeito.

A nova unidade eliminará o terceiro turno da EMEF Miguel Vieira Ferreira e contribuirá para a redução do número de alunos por sala na Emef Oligário Mariano. Vai auxiliar ainda na adequação da demanda com a redução do número de alunos por sala em outras três escolas localizadas nos bairros adjacentes (Emefs Afrânio de Mello Franco, Marina Melander Coutinho e Paulo Setúbal).

A Emef Vila Santa Maria fica na rua Antônio Calixto da Silva, 121, no distrito de Cidade Dutra, em Capela do Socorro. Tem capacidade para atender 1.260 alunos dos ciclos I (1ª a 4ª série) e II (5ª a 8ª série) do ensino fundamental. As atividades deverão ser iniciadas juntamente com o ano letivo, em 11 de fevereiro.

O prédio foi construído em terreno de 7.450 metros quadrados. São dois pavimentos onde foram dispostos, no térreo, nove salas de aula, lavanderia, refeitório, pátio coberto, cozinha, despensa, banheiros e outras dependências administrativas. No primeiro andar ficam outras nove salas de aula, salas multiuso e de reuniões, além de espaços para uso administrativo.

A escola tem acessibilidade, com banheiros para pessoas com deficiências, elevador e sinalização tátil no piso em todos os ambientes de circulação. No pavimento superior foi construído um piso elevado onde vai funcionar a biblioteca/videoteca, a sala de informática e o laboratório. São ambientes separados das salas de aula, o que permite mais liberdade para os alunos e funcionalidade para o trabalho dos educadores.

Ao todo são 2.854 metros quadrados de área construída. Na parte externa, há amplos espaços de circulação e áreas ajardinadas. As salas de aula contam com terraços no pavimento térreo. A escola tem, ainda, quadra poliesportiva coberta.

“O projeto, feito em estrutura pré-moldada, permite maior claridade nas salas, com terraços que permitem mais iluminação”, explica o secretário municipal de Infra Estrutura Urbana e Obras. Segundo ele, são cerca de 40 escolas em construção pela Emurb que seguem o novo modelo. Com a liberação das plantas e do terreno, uma unidade escolar como esta tem prazo de construção estimado entre 6 e 8 meses. A Emef Vila Santa Maria teve sua obra iniciada em abril do ano passado.


collections
Galeria de imagens