Secretaria Especial de Comunicação

Exibindo 1 para 1 de 2
Terça-feira, 3 de Fevereiro de 2009 | Horário: 09:23
Compartilhe:

Prefeito acompanha mutirão de combate à dengue na Vila Prudente

Na manhã do último sábado (31/01) o prefeito acompanhou o mutirão de combate à dengue realizado na Vila Prudente (Zona Leste). Ele vistoriou casas e ajudou na Operação Cata-Bagulho.
Na manhã do último sábado (31/01) o prefeito de São Paulo acompanhou o mutirão de combate à dengue realizado na Vila Prudente (Zona Leste). Ao lado de agentes da Vigilância Ambiental, o prefeito vistoriou duas casas na rua Giestas para verificar a existência de potenciais criadouros do mosquito da dengue ou focos de lavas do inseto. Acompanhado pelo subprefeito da Vila Prudente, o prefeito também ajudou na Operação Cata-Bagulho, recolhendo móveis e objetos que foram descartados pela população.

"A dengue tem a tendência de se proliferar com mais intensidade justamente na época de chuvas. Apesar da cidade de São Paulo estar tomando todas as medidas necessárias para que possamos prevenir a dengue, sabemos que nesta fase do ano ela pode ser importada, principalmente do litoral, que tem uma grande incidência", afirmou o prefeito, depois de colar os adesivos da campanha "Eu não deixo a dengue entrar aqui!" na entrada das casas vistoriadas pelos agentes.

"Começamos campanhas educativas na televisão, no rádio e nos jornais, para que possamos continuar com essa doença sob controle na capital", completou ele.

A ação de sábado foi a primeira Operação Cata-Bagulho realizada pela Subprefeitura de Vila Prudente em 2009. O objetivo dessas operações é recolher materiais inservíveis em geral, móveis e utensílios domésticos usados.

Descartados inadequadamente, esses materiais podem parar em córregos, rios e nos sistemas de drenagem, ocasionando enchentes, além de facilitarem a proliferação de pragas e do mosquito da dengue. As operações cata-bagulho ocorrem durante todo o ano, organizadas pelas subprefeituras.

A operação em Vila Prudente percorreu 71 vias, numa área de 2,5 km² e 40 mil habitantes. Os caminhões recolheram os materiais deixados nas calçadas entre 9h e 14h. Ao todo, foram recolhidas 34 toneladas de materiais descartados pelos moradores e a equipe de multiserviços realizou limpeza de 85 bocas-de-lobo, oito poços de visita e de 45 metros lineares de ramais.

As equipes de Saúde em Vigilância Ambiental (Suvis) conseguiram realizar 497 vistorias completas, de um total de 875 imóveis. Destes, 360 encontravam-se fechados no sábado e em 18 residências os moradores se recusaram a receber a visita dos agentes ambientais.

No mutirão de combate à dengue, os agentes visitam a população para orientar e eliminar possíveis focos de dengue nas residências, explicar os modos de prevenção e os sintomas da doença. A operação conta com 77 agentes de zoonoses que visitam aproximadamente 900 residências. A capital paulista ficou seis meses sem registrar casos autóctones, ou seja, contraídos na própria cidade, até dezembro de 2008, quando ocorreram dois casos. Em 2009, não houve registro deste tipo, apenas de casos importados, ou seja, de pessoas que contraíram o problema em outros locais.

A campanha faz parte das ações contínuas de combate à dengue que são realizadas diariamente na cidade de São Paulo, ao longo de todo o ano. O Programa Municipal de Vigilância e Controle da Dengue conta com 2.400 agentes de zoonoses, distribuídos por 26 Supervisões de Vigilância em Saúde, que realizam ações de comunicação, prevenção e controle da doença. Além deles, cerca de 6 mil agentes comunitários de saúde foram incorporados aos trabalhos de esclarecimento junto à população. Parcerias firmadas pelo programa com instituições privadas e entidades representativas também vêm ampliando o poder de ação junto à população.

A próxima operação de combate à dengue e cata-bagulho da Subprefeitura Vila Prudente ocorre no dia 14 deste mês, em vias do Jardim Ângela e Parque Santa Madalena.


· Sintomas da dengue:
· Febre alta;
· Fraqueza;
· Prostração;
· Dores pelo corpo;
· Dor de cabeça (sobretudo atrás dos olhos)
· Manchas avermelhadas na pele.
·
· Hábitos que afastam o perigo da dengue:
· Colocar areia ou virar ao contrário o prato dos vasos;
· Tampinhas, latinhas, embalagens e copos descartáveis devem ser recolhidos e colocados no lixo;
· Garrafas, baldes e vasos vazios devem estar virados de boca para baixo e protegidos da chuva;
· Bebedouros de animais domésticos devem ser lavados com bucha e sabão e guardados quando não utilizados;
· Caixas d'água devem estar bem vedadas e ser lavadas periodicamente;
· Calhas devem estar limpas e desobstruídas para não acumular água;
· Lajes não podem ter água empoçada. É preciso retirar a água da chuva e nivelar a laje para que não forme poças;
· Cacos de vidro que acumulam água devem ser retirados;
· Bromélias, Espadas de São Jorge e outras plantas acumulam água. É importante não deixá-las locais abertos;
· Pneus usados devem estar cobertos ou ser furados para não acumular água;
· Piscinas devem estar permanentemente cloradas e tratadas;
· Entulho em geral acumula água. Deve-se jogar fora o que não tiver utilidade ou manter em local coberto.


collections
Galeria de imagens