Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 11 de Fevereiro de 2009 | Horário: 09:05
Compartilhe:

O kit de uniforme escolar da Rede Municipal de Educação deste ano está maior e melhor

Os alunos receberão camisetas e meias para todos os dias da semana, para que as mães não tenham mais de se preocupar com a lavagem diária dessas peças. A entrega de leite também apresenta novidades.
O kit de uniforme escolar da Rede Municipal de Educação deste ano está maior e melhor. Os alunos receberão camisetas e meias para todos os dias da semana, para que as mães não tenham mais de se preocupar com a lavagem diária dessas peças. O tênis que é entregue às crianças e jovens é mais moderno e de melhor qualidade. Além disso, a empresa responsável pela entrega terá de criar um site, para que a distribuição seja acompanhada, e um telefone 0800, para solucionar eventuais problemas de troca de uniformes.

O kit - composto por cinco camisetas, cinco pares de meias, um conjunto de helanca (com uma jaqueta e uma bermuda), um conjunto feito com tactel (com uma jaqueta e uma calça) e um par de tênis - será entregue nas escolas, em caixas com o nome de cada aluno.

A distribuição será feita nas seguintes datas:

* A partir de 2 de março: uniforme de verão (5 camisetas e o conjunto helanca);
* A partir de 1º de abril: uniforme de inverno (5 pares de meias, conjunto tactel e tênis).

Os pais poderão acompanhar a distribuição dos kits em um site que será criado pela Mercosul Comercial e Industrial Ltda., empresa que venceu a licitação. O tamanho dos uniformes foi aferido em dezembro com os pais de todos os alunos da Rede. Se houver algum problema, os pais falarão diretamente com a empresa, por meio de um telefone 0800.

Cada kit custou R$ 117, totalizando investimentos de R$ 96,6 milhões na compra de mais de 900 mil jogos de uniformes para os estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Leite em casa A partir de maio, as famílias dos alunos da Rede Municipal receberão em casa o leite que hoje buscam na escola. Além de dar mais conforto aos pais, a medida desonera as escolas, possibilitando que os educadores se dediquem integralmente às atividades pedagógicas.

A distribuição domiciliar dos mais de 1,6 milhão de toneladas/mês do produto será feita pelos Correios, que, para atender à demanda, estão desenvolvendo uma logística específica, que inclui até a instalação de novos terminais e equipes próprias para a tarefa. Para testar o funcionamento, a empresa deve realizar um piloto em 16 mil endereços da região de Pirituba.

Para receber o leite, as famílias têm de zelar pela freqüência de seus filhos, pois só tem direito ao produto quem comparecer a 90% das aulas. É preciso ainda que os pais mantenham o endereço atualizado.

Plano de Metas por Escola e remuneração por resultados

Ensino de 9 anos Em 2010, será acrescido mais um ano ao Ensino Fundamental, que passará de oito para nove anos. Para isso, a Secretaria pretende organizar o projeto pedagógico do 1º ano do Ciclo I. As obras, já iniciadas, ajudarão a acomodar os alunos, que terão um ano de ensino mais. Além disso, a rede deverá adquirir novos equipamentos, como carteiras escolares e uniformes adequados a esta faixa etária, além de desenvolver novos materiais didáticos.

Material didático A Secretaria inicia neste ano o desenvolvimento de material didático do professor e do aluno para todas as séries dos dois ciclos do ensino fundamental. A elaboração deste material terá a participação de educadores de toda a rede e a ajuda de especialistas. Serão cadernos com conteúdos de Português, Matemática e Ciências.

Avaliações externas Para garantir a qualidade de ensino, a Secretaria adotará o sistema de avaliações externas. Além de participar da Prova São Paulo e da Prova Brasil, os estudantes também passarão por avaliações periódicas, já a partir deste ano. A primeira delas deverá ocorrer em junho e a segunda, em setembro. Em 2010, a idéia é torná-las bimestrais. Com os resultados em mãos, a rede tem condições de traçar metas e montar materiais específicos de reforço para o estudante que apresenta mais dificuldade em sala de aula.

Plano de Metas Cada escola deverá ter também seu plano de metas. A partir do resultado das avaliações, a unidade poderá traçar seu rumo e seus diretores e professores ter remunerações atreladas ao cumprimento dessas metas.

Reajuste para os professores Em maio deste ano será pago o reajuste de 8,75% aos professores. Ele faz parte do reajuste de 37,5% concedido no ano passado pela Prefeitura de São Paulo, dos quais já foram pagos 20%. Os 8,75% restantes virão em maio de 2010.

Ano letivo começa com novas escolas e material escolar reciclado
collections
Galeria de imagens