Secretaria Especial de Comunicação

Quarta-feira, 11 de Fevereiro de 2009 | Horário: 17:12
Compartilhe:

Prefeitura desocupa últimas unidades ainda habitadas no Edifício Mercúrio

A ação de desocupação dos imóveis e retirada dos móveis e objetos do interior do prédio transcorreu com traqüilidade durante esta quarta-feira (11/02), no Edifício Mercúrio (avenida do Estado, 3.163).
A Prefeitura de São Paulo e a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab) fizeram nesta quarta-feira (11/02) a integração de posse de 25 apartamentos que ainda eram ocupados irregularmente no Edifício Mercúrio, localizado na avenida do Estado, 3.163. A ação de desocupação dos imóveis e retirada dos móveis e objetos do interior do prédio transcorreu com tranqüilidade.

Eram 25 famílias que ainda viviam no local, todas inquilinos ou invasores recentes, apesar da notificação para desocupação do imóvel, já desapropriado pela Secretaria Municipal de Infra-Estrutura Urbana e Obras (Siurb). Os moradores receberam da Prefeitura verba de apoio habitacional, correspondente a 6 meses do aluguel de um apartamento na região, e foram cadastrados pela assistência social municipal.

O Edifício Mercúrio faz parte de um projeto de integração da área central com o Mercado Municipal para revitalização. Em junho de 2008 começou a desocupação do prédio desapropriado. O edifício tem 144 unidades, sendo 140 apartamentos e 4 lojas. Em dezembro de 2008, 25 apartamentos foram ocupados por novos moradores. Esses apartamentos foram agora desocupados, mediante ordem judicial e pagamento de verba indenizatória aos moradores.

De acordo com o secretário municipal de Habitação, Elton Santa Fé Zacarias, a Prefeitura toma posse dos últimos apartamentos do edifício desapropriado conforme prevê a legislação. O edifício está sendo emparedado pela Prefeitura.

A operação contou com apoio do Corpo de Bombeiros, Samu, assistentes sociais, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e Secretaria de Coordenação das Subprefeituras. Caminhões e carregadores fizeram o transporte dos móveis e objetos dos moradores para locais por eles indicados ou para depósito público.


collections
Galeria de imagens