Secretaria Especial de Comunicação

Quinta-feira, 12 de Março de 2009 | Horário: 13:20
Compartilhe:

Prefeito anuncia demanda por vagas na educação infantil

Atualizada às 19h20 - O prefeito entregou a nova cobetura da quadra poliesportiva da Emef Primo Páscoli Melaré e anunciou o resultado de levantamento da Secretaria de Educação sobre a demanda por vagas em educação infantil na cidade.
Atualizada às 19h20

O prefeito de São Paulo anunciou na manhã desta quinta-feira (12/03) a demanda por vagas em educação infantil na rede municipal, baseado em novo levantamento da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Pelo dado de 31 de dezembro de 2008, há uma demanda de 72.192 vagas na educação infantil, que soma creches, Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei) e de Ensino Fundamental (Emef).

O anúncio aconteceu na Emef Primo Páscoli Melaré, na Freguesia do Ó (Zona Norte), onde o prefeito entregou a cobertura da quadra poliesportiva, uma ação do novo programa Cobertura de Quadras. O objetivo é que cada escola municipal, em especial as Emefs, tenha uma quadra coberta.

"Nós temos cerca de 57 mil crianças que não têm vagas em creches, e vamos nos esforçar para que possamos zerar essa fila o mais rápido possível", disse. Pelo novo levantamento da SME, são 57.607 vagas demandadas em creches e outras 14.585 vagas na pré-escola.

A secretaria realizou um recadastramento nos pedidos de vagas em educação infantil, ou seja, para Centros de Educação Infantil (CEIs), as creches, e para Emeis. Todas as solicitações realizadas até 1º de novembro de 2008 foram analisadas.

A seguir, foram enviadas cartas registradas com porte pago para devolução, com número de cadastro da criança. Entre 1º de novembro e 31 de dezembro de 2008, 24.453 novos cadastros foram realizados, demonstrando interesse em vagas de educação infantil. Os novos dados são resultado da depuração dos cadastros feitos até o início de novembro, somados aos novos cadastros feitos até o final de 2008.

As mães que receberam a carta mas não efetuaram o recadastramento, poderão fazê-lo procurando a Diretoria Regional de Educação. É preciso levar o número do cadastro contido na carta do recadastramento. Desta maneira, as crianças permanecerão na ordem original de inscrição.

Quem busca uma vaga nas CEIs e Emeis e não está cadastrado, deve procurar uma unidade da rede municipal, preferencialmente a mais próxima da residência, munidos documentos básicos do responsável e da criança.

Em 2005, havia cerca de 61 mil crianças matriculadas em creches na rede municipal. Em 2008, esse número ultrapassou 109 mil, um aumento de quase 80%. Desde 2005 até o início deste mês, a Prefeitura construiu 51 novas creches, e possui outras 12 em construção.

No mesmo período, foram construídas 56 novas Emeis e há outras 9 em obras e uma em licitação. Além disso, foram firmados 351 convênios com creches até o final de 2008.

Programa Quadra Coberta

O prefeito entregou a 9ª cobertura do programa Quadra Coberta, desta vez na Emef Primo Páscoli Melaré, na Freguesia do Ó. O objetivo é que cada escola municipal, em especial as EMmefs, tenha uma quadra coberta, pois nos dias de sol forte ou chuva, ficam prejudicadas as atividades de educação física e recreação realizadas no espaço.

As obras de cobertura são realizadas pelo Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Infra-estrutura Urbana e Obras (Siurb). Inicialmente, foram selecionadas 10 escolas de cada Diretoria Regional de Educação, que totalizam 130 unidades, que serão atendidas de acordo com a disponibilidade financeira.

Na Emef Primo Páscoli Melaré, a estrutura metálica possui 22 metros por 30 metros. "É um modelo simples, barato, que agrada professores e alunos", argumentou o prefeito. Ele visitou as instalações da escola, conversou com alunos e professores e presenteou a biblioteca da unidade com dois livros, sobre a história de São Paulo e um atlas do esporte na capital paulista.


collections
Galeria de imagens