Secretaria Especial de Comunicação
Prefeito vistoria as obras do futuro terminal Campo Limpo
O terminal faz parte do planejamento do sistema integrado de transporte para a região sudoeste de São Paulo, que prevê a integração física e operacional do metrô (linha 4/Amarela) e ônibus das linhas metropolitanas que atendem os municípios de Osasco, Cotia, Itapevi e Taboão da Serra.
O prefeito de São Paulo vistoriou, na manhã deste sábado (14/03), as obras do futuro terminal de ônibus Campo Limpo, na Zona Sul. O terminal faz parte do planejamento do sistema integrado de transporte para a região sudoeste de São Paulo, que prevê a integração física e operacional do metrô (linha 4/Amarela) e os ônibus das linhas metropolitanas que atendem os municípios vizinhos de Osasco, Cotia, Itapevi e Taboão da Serra.
"A população vai ter a oportunidade de ter um transporte mais organizado. Com a conclusão deste terminal, nós podemos ter uma integração das linhas e, portanto, uma rapidez maior no tempo de viagem, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de transportes", disse o prefeito após a vistoria. Quando concluído, o projeto deverá ser operado por seis linhas estruturais com ligações ao bairro de Pinheiros, ao metrô Clínicas e ao Centro (via corredores Santo Amaro - Nove de Julho - Centro e Campo Limpo - Rebouças - Centro), e alimentado por 14 linhas locais de bairros vizinhos. Passarão pelo novo terminal cerca de 275 mil passageiros por dia.
Iniciada em dezembro de 2007, a obra tem previsão de entrega para junho de 2009. A bilheteria, o prédio de apoio e os sanitários encontram-se em fase de acabamento. O telhado está em fase final de montagem de estrutura, para em seguida ser feita a colocação das telhas. A terraplanagem está em fase de definição de pista e já há grades de proteção em todo o terminal. Cerca de 80 funcionários trabalham na obra.
Estrutura
A área do terminal Campo Limpo é de 21 mil m² e o investimento na obra é de R$ 26 milhões. O acesso e a saída dos ônibus ficarão na estrada do Campo Limpo. As pistas do terminal terão três faixas, sendo a primeira para estacionamento dos veículos, a segunda, central, para tráfego dos veículos e ultrapassagem, e a terceira para estacionamento de veículos. A cobertura das duas plataformas será em estrutura metálica espacial, apoiada sobre pilares de concreto armado.
Os pisos das plataformas e passeios externos serão revestidos por ladrilho hidráulico. Nas laterais, junto à entrada e saída dos ônibus, serão implantadas cabines de controle. Haverá ainda blocos de salas para administração, bilheteria, salas operacionais, sanitários, área para eventos e bicicletário. O projeto atende às normas da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) com relação às rampas, corrimãos, banheiros acessíveis, comunicação visual, telefones públicos e piso tátil de alerta.
A pavimentação das faixas de tráfego do terminal será em pavimento rígido, inclusive nas áreas de acesso e saída do terminal. A estrada de Campo Limpo também sofreu alterações e foi ampliada nas imediações do terminal para permitir aumento da faixa viária e acomodação das faixas de conversão à esquerda, entre a confluência da rua Joviano Pacheco de Aguirre e rua das Arcadas.
"A população vai ter a oportunidade de ter um transporte mais organizado. Com a conclusão deste terminal, nós podemos ter uma integração das linhas e, portanto, uma rapidez maior no tempo de viagem, beneficiando diretamente os usuários do sistema público de transportes", disse o prefeito após a vistoria. Quando concluído, o projeto deverá ser operado por seis linhas estruturais com ligações ao bairro de Pinheiros, ao metrô Clínicas e ao Centro (via corredores Santo Amaro - Nove de Julho - Centro e Campo Limpo - Rebouças - Centro), e alimentado por 14 linhas locais de bairros vizinhos. Passarão pelo novo terminal cerca de 275 mil passageiros por dia.
Iniciada em dezembro de 2007, a obra tem previsão de entrega para junho de 2009. A bilheteria, o prédio de apoio e os sanitários encontram-se em fase de acabamento. O telhado está em fase final de montagem de estrutura, para em seguida ser feita a colocação das telhas. A terraplanagem está em fase de definição de pista e já há grades de proteção em todo o terminal. Cerca de 80 funcionários trabalham na obra.
Estrutura
A área do terminal Campo Limpo é de 21 mil m² e o investimento na obra é de R$ 26 milhões. O acesso e a saída dos ônibus ficarão na estrada do Campo Limpo. As pistas do terminal terão três faixas, sendo a primeira para estacionamento dos veículos, a segunda, central, para tráfego dos veículos e ultrapassagem, e a terceira para estacionamento de veículos. A cobertura das duas plataformas será em estrutura metálica espacial, apoiada sobre pilares de concreto armado.
Os pisos das plataformas e passeios externos serão revestidos por ladrilho hidráulico. Nas laterais, junto à entrada e saída dos ônibus, serão implantadas cabines de controle. Haverá ainda blocos de salas para administração, bilheteria, salas operacionais, sanitários, área para eventos e bicicletário. O projeto atende às normas da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) com relação às rampas, corrimãos, banheiros acessíveis, comunicação visual, telefones públicos e piso tátil de alerta.
A pavimentação das faixas de tráfego do terminal será em pavimento rígido, inclusive nas áreas de acesso e saída do terminal. A estrada de Campo Limpo também sofreu alterações e foi ampliada nas imediações do terminal para permitir aumento da faixa viária e acomodação das faixas de conversão à esquerda, entre a confluência da rua Joviano Pacheco de Aguirre e rua das Arcadas.
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